Resenha #109: Alienated, da autora Melissa Landers

Nome: Alienated
Autora: Melissa Landers
Editora: Hyperion
Nota: 4,5 Estrelas
Compre: Wook - Amazon

Há dois anos atrás, os alienígenas fizeram contato. Agora, Cara Sweeney irá dividir o banheiro com um deles.

Escolhida a dedo para receber o primeiro estudante de intercâmbio do planeta L'eihr, Cara pensa que seu futuro já está definido. Não apenas ela conseguirá entrar na faculdade de seus sonhos, como ela também terá informações internas dos misteriosos L'eihrs que qualquer jornalista mataria para ter. Mesmo assim, Cara ainda não está certa do que pensar quando conhece Aelyx. Humanos e L'eihrs possuem um DNA extremamente parecido, mas a frieza e mente de Aelyx não poderiam ser mais extraterrestres. Uma coisa ela está certa: nenhum humano é tão bonito assim.

Quando os colegas de Cara são consumidos pela paranoia anti-L'eihr, a escola Midtown de repente não é mais segura. Bilhetes ameaçadores aparecem no armário de Cara a ponto de um policial começar a escoltar Aelyx e ela para as aulas. E nesse momento ela encontra apoio na última pessoa que esperava. Cara percebe que não apenas tem Aelyx como amigo, como também se apaixonou por ele. O problema é que o alienígena tem escondido a verdade por trás de sua vinda à Terra, o que poderá trazer consequências mortais.

Não demora muito para que Cara se encontre numa luta pela vida. Não apenas a dela e a do garoto que ama, mas pelo futuro de seu planeta.

Resenha:

Olá, pessoas! Lucas de volta.

A resenha hoje é de um dos livros mais legais que eu li durante as férias, Alienated, da autora Melissa Landers.

Na trama, em um futuro bem próximo, alienígenas fazem contato com o planeta Terra a fim de estabelecer relações diplomáticas. Vindos do planeta L'eihr, eles usam de sua tecnologia e sabedoria para provar seu desejo de paz. Porém, após dois anos, chega a hora das relações entre os humanos e os L'eihrs se estreitarem. Para isso, a adolescente Cara Sweeney é a escolhida para representar os EUA como integrante de um programa de intercâmbio intergaláctico entre os dois planetas. Ela está prestes a receber em sua casa Aelyx, um brilhante porém arrogante alienígena, que esconde um segredo que pode ameaçar as relações de paz. O que Aelyx e Cara não esperavam era que acabassem se apaixonando um pelo outro - e descobrissem uma ameaça que pode exterminar a vida na Terra.

Um dos pontos mais legais desse livro, sem dúvida, é o romance. Ele demora para acontecer, é lento e gradual. Mesmo usando de alguns clichês típicos como os olhares abrasadores ou o toque que parece ser elétrico, a relação entre Cara e Aelyx é bem desenvolvida e não tem como não torcer pelo casal.

Outro ponto vai para a narrativa em terceira pessoa. Ela se foca bastante na visão dos dois, mais permite que quem leia tenha um vislumbre maior da situação em que cada personagem está. Outra coisa muito boa é o fato dos protagonistas serem bem construídos: Cara é esforçada e uma filha dedicada, mas também uma exímia mentirosa, e que pode muito bem cair na porrada (ou levar) quando se trata de defender aqueles que ama. Aelyx é arrogante, mas de uma moral inabalável e disposto a aprender coisas novas. Em meio a tudo isso, são adicionados vários momentos hilários, como a incrível cena em que ele conhece Cara; ou as tentativas dela de fazê-lo apreciar as comidas da Terra, que ao seu paladar alienígena, se tornam intragáveis; ou o modo como ele pronuncia o nome dela ("Cah-ra").

A autora também merece parabéns por seu mundo extraterrestre. Os L'eihrs tem uma cultura e uma tecnologia fascinantes, que saltam aos olhos do leitor.

O que difere Alienated, além de seu humor afiado e de um casal protagonista adorável, de outros "livros para adolescentes" é o fato de ele tratar de um tema não muito comum nesse tipo de livro: a xenofobia. Tanto na Terra (a rivalidade entre o programa governamental LEAP -a favor dos alienígenas- e os extremistas do HALO -contra os alienígenas) quanto no planeta L'eihr, as divergências de pensamento se encaixam perfeitamente com a situação de vários países pelo mundo, até mesmo pelo Brasil. Aqui, a ignorância não é uma benção, e sim um perigo mortal.

O equilíbrio do livro é incrível, tendo doses homeopáticas de humor, romance e um suspense tenso e calculado. Sem falar dos melhores pais coadjuvantes da História, que se pegam como adolescentes mas são responsáveis com adultos. O drama deles é algo que também sensibiliza o leitor.

A discussão sobre culturas, sobre a natureza humana e sobre o amor culmina em um final particularmente tenso, até mesmo épico, apesar de ter uma conclusão meio forçada (a continuação, Invaded, lança dia 3 de Fevereiro de 2015). Porém, nada que estrague um dos livros mais legais já feitos.

PS: Parece que a série é uma duologia, ou seja, só dois livros. Todos dizem amém.

3 comentários:

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...