Resenha: A Ascensão do Governador


Nome: The Walking Dead – Livro Um – A Ascensão do Governador
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Editora: Galera Record

No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award. Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead da AMC, que já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV.

Resenha

Oi, é o Lucas mais uma vez! Estou de volta e com a resenha da série de livros spin-off da série de TV e de quadrinhos The Walking Dead, e conta a história de ninguém menos do que a do Governador, o maior vilão da série (que atualmente está na terceira temporada) e nos quadrinhos.

Primeiro preciso ressaltar a primeira qualidade do livro: não é necessário ter visto a série ou os quadrinhos para entender. Isso é fato. Obviamente, para os fãs, existem muitos bônus (até mesmo zumbis conhecidos, principalmente na cena de Atlanta, para quem se lembra do primeiro episódio da temporada um de TWD), sendo que é legal reconhecer essas surpresinhas escondidas.

A história é bem básica: Phillip Blake, sua filha, Penny, seu irmão Brian e seus amigos Nick e Bobby estão fugindo de Woodsboro, a cidade onde viviam, a caminho de Atlanta, à procura de um campo mítico de refugiados. Por qual razão eles fugiram? Porque estão em busca de um campo de refugiados? Simples: estamos em um apocalipse zumbi.

Não vou dizer mais nada, porque se eu continuar falando mais sobre a história vou soltar alguns spoilers cabeludos sobre o livro e esse não é meu objetivo. A história do livro é, sem tirar nem por, simplesmente fenomenal. O modo como Robert Kirkman e Jay Bonansinga conseguem captar a sensação de terror e suspense, como um clima apocalíptico estupendo já vale o livro. O drama de cada personagem, abordado de modo profundo, sem ser superficial, mostra porque The Walking Dead é o fenômeno que é.

E é aí que as coisas mudam.

A grande marca de TWD são os cliffhangers, ou seja, aquelas reviravoltas perto e no final da história que embaralham sua cabeça e te deixam loucos por uma explicação, que só vem no livro 2. Outra coisa é o final triste. Aparentemente, final triste é o novo clichê, como se o título do livro devesse ser *SPOILER ALERT* The Walking Dead – Todo Mundo Morre, menos o Cara que vai virar o Governador *FIM DO SPOILER*. Pergunto-me se custa dar uma alegrada no final da história. Sem falar na revelação bomba nas últimas páginas, que deixa o leitor de queixo caído e com uma vontade de pegar o livro e atirá-lo em uma lareira.

Sem desmerecer o livro (que realmente é bom tem mais qualidade que muitos por aí –apesar de que “O Inimigo”, de Charles Higson, seja muito mais original (sem ofensas, afinal, sou fã de TWD também)– , “The Walking Dead – A Ascensão do Governador” se mostra uma arriscada investida do mundo zumbi de Robert Kirkman ao mundo literário, que apesar do final completamente surpreendente e irritante e do desfecho macabro da maioria dos personagens principais, a trilogia da história do Governador começa com o pé direito... ou algo relativamente perto disso.

PS: Só notei isso depois, kkkkkkkkkkkkkkkkk, acho que é devido aos palavrões e às mortes detalhadas de pessoas e zumbis.

Ousadia kkkkk

Nota: 4 Estrelas

Um comentário:

  1. Ahh, eu tenho muito medo de zumbis, Deeeus me livre. Essa série pra mim é perdida, vi um episódio e tive pesadelo =(

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...