[Crítica] Simplesmente Acontece (2014): Mais uma lição de como NUNCA se fazer uma adaptação


Nome original: Love, Rosie.
Ano: 2014
Duração: 1 hora e 42 minutos
Direção: Christian Ditter
Frase que resume o filme: Se você beijar seu melhor amigo (a) enquanto vocês estiverem bêbados e ele (a) não se lembrar de nada no dia seguinte, conte para ele e evite anos de friendzone.

Oi, gente. Marcella aqui para falar sobre o filme "Simplesmente Acontece". Não sei se vocês lembram, mas mês passado eu fiz a resenha do livro que inspirou o filme (resenha aqui). E, finalmente, fim de semana passado, assisti ao filme. Gostaria de dizer que minhas expectativas sobre estar muito diferente do livro foram atendidas. Mas chegaremos a essa parte mais tarde.

O filme, tal como o livro, acompanha a vida dos amigos de infância Alex Stewart e Rosie Dunne, seus planos de vida e incidentes que interromperam esses planos, além de relacionamentos fracassados, decepções e momentos importantes da vida de ambos. E apesar de rolar um clima entre eles desde sempre (isso é perceptível no filme muito mais rápido do que é no livro), eles preferem continuar apenas na amizade por um looooongo (realmente loooongo) tempo, para o desespero da audiência.

Gostei bastante do elenco escalado para o filme. A Lily Collins interpretou uma Rosie ótima, a ponto de a minha implicância com ela (desde que ela fez o filme "Sem Saída", e, consequentemente, namorou o Taylor Lautner) sumir quase que por completo. E o que falar sobre o Sam Claflin lindo e maravilhoso? Bem... Ele estava lindo e maravilhoso! Menos no começo do filme, quando colocaram um cabelo horrível nele para parecer mais jovem (um dos problemas de contar uma história que acontece durante anos - 12, mais especificamente - com um elenco já adulto).

Analisando o filme como algo independente, ou seja, não inspirado em livro nenhum, eu o indico muuuito. Passei boa parte do tempo tentando ignorar as diferenças e apenas aproveitar. E deu certo! Passei quase todo o filme com um sorrisinho bobo no rosto e sofrendo com os desencontros e outros momentos tristes, apesar de já saber como terminaria. Então, se você gosta de filmes de romance, esse filme é muito indicado para você.


Nota final (para o filme isoladamente): 5 estrelas.

SELO Colin O'Donoghue de qualidade

Por outro lado... Se formos analisar a fidelidade com o livro... 

Que droga que fizeram com o livro, minha gente? 

Não vou me prolongar muito aqui e tentar não revelar muitos spoilers, mas não consigo deixar de comentar algumas diferenças básicas. Então, cuidado: se você ainda não leu o livro, eu recomendo que não desça a página, pois eu posso acabar revelando alguma coisa importante, mesmo sem querer.

~ Possíveis spoilers ~

1- No livro, a Rosie tinha um irmão mais novo ausente e uma irmã mais velha, que era super gente boa. No filme, transformaram eles em dois irmãos mais novos e extremamente pentelhos. Provavelmente porque é mais barato contratar uma criança extra do que uma adulta. Mas enfim.

2- A Katie NÃO é filha do Greg e o Greg só aparece muitoooo tempo depois (no livro).

3- Transformaram a mãe da Rosie em uma desequilibrada (no filme).

4- O Alex se muda um ano antes do final do ensino médio, com a família toda - e não sozinho para estudar em Harvard, apesar de posteriormente ele realmente conseguir a bolsa de estudos em Harvard - como no filme, e não aparece para formatura, onde seria par de Rosie. Por consequência, ela fica sem par e acaba indo para a formatura com Brian Chorão (percebam o nível da criatura), um amigo de infância de Alex. O que significa que a Katie é filha do Brian Chorão, não do Greg.

5- No filme, Alex não tem nenhum filho, sendo que no livro ele tem um tanto com Sally quanto com Bethany (e foi por esse motivo que ele casou com a Bethany. Além de querer ser promovido no trabalho, mas isso já é outra história).

6- No filme, tudo se resolve na vida deles na casa dos 30 anos. No livro, as coisas se resolvem apenas AOS CINQUENTA. Ok, talvez essa seja a única parte que eu gostei que tenham mudado, porque realmente foi muito estressante esperar, até porque no livro a história começa quando eles estão com 7 anos. Portanto, 43 anos de enrolação em 448 páginas. No filme, 12 anos de enrolação em 1 hora e 42 minutos. Muito melhor.

7 (e última) - essa daqui não altera exatamente em nada, porém resolvi colocar do mesmo jeito. No livro, a história se passa na Irlanda, no filme, na Inglaterra.

Vou parando por aqui, senão daqui a pouco vira um Top 10 no dia errado.


~ Fim de possíveis spoilers ~ 

Nota final (para a adaptação do livro em filme): 1 estrela. Afinal, pelo menos os nomes eles mantiveram iguais, né? (Exceto da irmã que virou irmão, e do Greg/ Brian Chorão etc etc).


SELO Colin O'Donoghue de desaprovação

A boa notícia é que o filme estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira, dia 5, então vocês já podem conferir por conta própria. Depois me digam o que acharam! Beijos


Mais um gif do Colin porque mais um pouco de Colin nunca é demais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...