Resenha #118: O Festim dos Corvos, do autor George R.R.Martin

O Festim dos CorvosNome: As crônicas de Gelo e Fogo: O Festim dos Corvos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Leya
Nota: 4,5 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Extra

CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.
Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz?Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo?A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?


Resenha

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Meu nome é Bruno e hoje vou falar um pouco do 4º livro das Crônicas de Gelo e Fogo intitulado “O Festim dos Corvos”, daquele famoso assassino autor George R.R.Martin.

Como muitos sabem, o quarto livro e o quinto livro, “A Danças dos Dragões”, eram, originalmente, um único volume, porém pelo tamanho demasiadamente grande (MAIS DE 1500 PÁGINAS), a editora pediu que fossem divididos. O autor então separou a história geograficamente. Por esse motivo, no Festim, não temos a presença de todos os personagens da história, restringindo-se, principalmente, aos eventos ocorridos em Porto Real, Bravos, Ninho da Águia e Dorne.

Cersei no inicio da história ainda está muito abalada aos acontecimentos do livro anterior. Com o assassinato de seu pai e de Joffrey, a rainha regente está decidida a punir o único culpado de sua dor: seu irmão Tyrion. Além disso, ainda precisa enfrentar os oportunistas que, cada vez mais, parecem querer um pedaço do reino e estão dispostos a fazer qualquer coisa. O psicológico da personagem está muito bem trabalho nesse livro. É possível ver todos os medos dela bem como seus traumas de infância e adolescência. Não a vemos só como uma puta, mas também como uma mãe muito preocupada com o seu filho que em breve irá se tornar o novo rei de Westeros.

A relação entre os dois irmãos gêmeos não é das melhores. Eles brigam em cada cena e a confiança de Cersei em seu Jaime está muito abalada, talvez decorrido de inúmeras perdas e, majoritariamente, por causa do tempo em que ficou sequestrado. Em Jaime, o sequestro o tornou mais humano e (talvez?) bondoso.

Brienne começou a sua busca por uma das filhas da senhora Catelyn Stark, morta com seu filho e amigos no hediondo Casamento Vermelho nas Gêmeas. Ela com seu escudeiro Podrick estão destinados a achar a garota Sansa, desaparecida desde o casamento de Joffrey. Durante sua jornada, ela toma conhecimento de vários acontecimentos do reino (Muito desses só saberemos direito na “Dança dos Dragões”), enfrentam diversos bandidos e conhecem, infelizmente, a famosa Senhora Coração de Pedra. (SEM SPOILER!!!!)

Enquanto isso, num lugar tão, tão distante chamado Bravos, temos Arya que, desde a execução de seu pai, não foi vista por nenhum conhecido. Vemos a garota sozinha agora, sem o Cão de Caça que supostamente morreu, e se envolvendo com novos personagens na cidade. A menina foi levada à Casa do Preto e Branco onde precisará abandonar sua antiga identidade como Arya Stark e então ingressar na sociedade dos Homens sem Rosto como A Gata dos Canais.

Falando em abandonar a identidade, temos Sons...Sansa que está no Ninho da Águia com o seu “Padastro”(Pedófilo) Mindinho e seu primo Robert. Depois do incidente com sua ex esposa, Mindinho tornou-se Protetor do Vale e gerencia todos os acontecimentos do Vale para os seus objetivos. Para proteger sua pele, Sansa precisa mudar sua identidade para Alayne Stone, um jovem forte, inteligente e manipuladora, muito diferente da sua antiga eu.

Voltando para Bravos, temos Samwell Tarly. O vemos fugindo da Muralha com sua (Amiga? Namorada? Ficante? Peguete?) Goiva e o Maester Aemon. Goiva está muito triste pela troca de crianças realizada por Jon Snow, Maester está morrendo, porém pede para o garoto da Patrulha da Noite encontrar os dragões de Daenerys com o objetivo de concretizar uma antiga profecia.

E por último, em um lugar muito mais longe do que Bravos, em Dorne, podemos conhecer a famosa família do Víbora Vermelha como suas filhas, as Serpentes de Areia, sua Irmã Arianne e seu pai, o estrategista mor chamado Doran Martell. Nesse plot da história, conseguimos ver a relação dos Martell com a princesa Myrcella e o plano fracassado de Arianne de fazer a garota tomar o seu trono de direito de nascença. Entretanto, com tais falhos acontecimentos, descobrimos muitas outras coisas que terão consequências desastrosas no futuro dos personagens.


Esse foi um livro muito difícil de ler, seja pelo tamanho, seja pela quase ausência de ação. Demorei uns dois anos pra terminar, porém espero conseguir finalizar “A Dança dos Dragões” em um tempo bem menos. Agora é esperar a boa vontade do Martin em lançar “Os Ventos do Inverno”, sexto livro da série que ainda está sem previsão de lançamento. 

Um comentário:

  1. Eu demorei bastante pra ler O Festim também. Apesar de meio parado, ele é um dos melhores livros da série. Foi muito bem escrito, e os personagens ganharam uma evolução na sua construção e psique. Eu acho que gostei mais de A Dança dos Dragões, mas O Festim foi incrível. Nunca consegui me decepcionar com um livro do Martin, só com a demora dele em entregar o próximo uhashdkahd
    É ótimo que eles sejam tão grandes, já que esperamos 5 anos ou mais por cada um deles.
    Beijos, Amanda!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...