Top 10: Os Melhores Livros de 2014


Oi pessoal. Marcella aqui de novo. Hoje farei o Top 10 dos livros que eu li em 2014.  Não foram muitos, porque era ano de vestibular e tudo mais. Pelo que eu me lembre, foram uns 20 aproximadamente, incluindo as leituras obrigatórias e releituras. Então, no final das contas, não fiquei com muitas opções para esse top 10. Mas, entre os não-releitura e não-leitura-obrigatória, esse é o meu Top 10:

10° Lugar: Réquiem - Lauren Oliver

 

Sinopse: No desfecho surpreendente e eletrizante da série Delírio, não se pode mais ignorar a revolução: ela tomou o país, suas cidades e sua população. Os Inválidos crescem a cada dia, e o conflito final se aproxima. Lena agora está do lado deles, mas não são apenas os ataques dos reguladores que ela precisa enfrentar. O retorno de Alex, que ela pensou que estivesse morto, e o reencontro com Hana, que foi pareada com o futuro prefeito e leva uma vida confortável, tumultuam ainda mais seus pensamentos. Em Réquiem, Lauren Oliver mostra que a revolução é um caminho sem volta, assim como a liberdade.

Ok, pra falar a verdade, eu nem gostei muito desse livro. Mas, como eu disse, minhas leituras desse ano foram em número reduzido. E confesso que o coloquei no Top 10 também para reclamar. Sabem o que me revoltou? -----SPOILER----- COMO ASSIM A LENA NÃO FICA NEM COM O JULIAN NEM COM O ALEX NO FINAL??? -----FIM DO SPOILER----- Sem falar que achei algumas partes muito confusas e que a autora saiu do foco dos dois primeiros livros com esse final em aberto.

9° Lugar: Esta é uma história de amor – Jéssica Thompson

 

Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço.
Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério.
Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.

A história desse livro é muito clichê. O melhor amigo e a melhor amiga são apaixonados mas não se declaram para não estragar a amizade. Mas, apesar disso, é uma história leve e boa para se distrair. Além de introduzir também um aspecto mais conscientizador, ao mostrar a convivência com eu personagem que é vítima de uma doença não muito conhecida. O único problema é que eu acho que a autora deu uma enrolada na história por boa parte do livro. E um ponto positivo é que os capítulos são intercalados entre o ponto de vista da Sienna e o do Nick, então dá pra entender os dois lados da história, evitando assim xingar um dos dois por certas atitudes. Ok, nem sempre.

8° Lugar: Lembra de mim? – Sophie Kinsella


Sinopse: Lexi desperta em um leito de hospital após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.

A Sophie Kinsella é uma das minhas escritoras favoritas. Porém, de todos os livros escritos por ela que eu já li, esse é o meu menos favorito. Mas não deixa de ser muito bom. Minha única reclamação, porém, é que o final foi meio corrido. Lexi passou boa parte do livro sem lembrar de absolutamente nada dos últimos 3 anos da sua vida, e então, nas últimas páginas ela misteriosamente lembra de algo que define toda a história do livro, passando a impressão de que a Sophie já estava entediada com a própria história e quis acabar de uma vez.


7° Lugar: Uma proposta irrecusável – Jill Mansell


Sinopse: Lola não tinha intenção nenhuma de aceitar a proposta de romper com seu namorado, Dougie, pela quantia de dez mil euros oferecida pela mãe dele. Naquele momento, porém, descobre algo que poderia mudar para sempre a vida de sua família. Algo que ela poderia impedir, simplesmente aceitando essa proposta. Então, convencendo-se de que Dougie logo irá para a faculdade e a esquecerá, Lola resolve pegar o dinheiro e desaparecer da vida do rapaz...
Dez anos mais tarde, porém, quando ela reencontra Dougie, seus sentimentos por ele revelam-se mais fortes do que nunca. Mas Lola partiu o coração de Dougie e ele está prestes a descobrir que ela foi paga para fazê-lo. Bem, ela é muito atraente e persuasiva. Será que conseguirá reconquistá-lo?

Descobri esse livro em um daqueles papeizinhos que vem dentro de livros com o primeiro capítulo, e passei anos procurando por ele. E a história em si valeu a busca. Ele é escrito de forma bem descontraída. O único problema que eu encontrei quanto a ele é que a reação de alguns personagens não parecia muito palpável em certas ocasiões, tornando algumas situações meio forçadas. Portanto, se você procura um livro com história palpável e na qual você se veria agindo como o personagem, esse não é o livro mais indicado.


6° Lugar: Série Fazendo meu filme – Paula Pimenta


Sinopse: Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir.

Coloquei a sinopse apenas do 1° livro, porque a dos outros contém muitos spoilers. Mas, apesar disso, essa série toda tem um lugar especial no meu coração. Boa parte dos livros que eu li esse ano foram nacionais, estando 7 deles presentes nesse Top 10. E, apesar de ter ficado em 6° lugar, posso afirmar que esses 4 livros da série “Fazendo meu filme” foram os mais bem escritos de todos.

5° Lugar: Azar o seu – Carol Sabar


Sinopse: Parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, Bia está pensando em sua vida azarada. O motorista do carro ao lado, tenta se comunicar com ela, mas Bia não o reconhece. Então, ele sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles se jogam lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia. Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade, e Bia, feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga. Nunca uma maré de azar foi tão engraçada!

Livro ótimo, bem do jeitinho que eu gosto. Já conhecia a Carol Sabar por causa do livro “Como (quase) namorei Robert Pattinson”. A história do livro “Azar o seu” é bastante diferente, mas ele é tão bom e divertido quanto o primeiro. E algo muito legal em ler livros nacionais é a identificação cultural, pelo fato de os personagens passarem por situações e lugares conhecidos por grande parte do público, o que ajuda a entrar bem no clima do livro.

4° Lugar: Sábado à noite 3: Com amor e música – Babi Dewet


Sinopse: Esse pode ser o fim da trilogia, mas Sábado à Noite 3: é apenas o começo da vida de Daniel Marques, o famoso vocalista e guitarrista da Scotty. Alta Granada não é mais o palco principal, agora, a banda formada por ele, Caio, Rafael e Bruno toca em shows lotados no país inteiro. 
Os músicos já não são mascarados amadores, são reconhecidos e estão aproveitando ao máximo no melhor estilo rock star, sem precisar esconder os rostos, estampados nas capas de revistas, jornais e noticiários. Amanda, por outro lado, deverá decidir entre viver o sonho de sua vida ao lado de quem ama ou continuar na segurança da cidade pequena de sempre. Será que ela pode ser muito mais do que os outros pensam? Jogar tudo para o alto e lutar pelo amor nascido nas praias do interior e nos bailes de sábado à noite do colégio valerá a pena? Junto a seus melhores amigos, Daniel e Amanda enfrentarão a maior decisão de suas vidas no desfecho tão esperado dessa história. Junte-se a eles e mergulhe nas páginas recheadas de música, dramas e amizade do último volume de SAN.

SAN é uma das minhas séries favoritas de todos os tempos e esse último livro da trilogia foi uma ótima forma de finalizar. Muito bem escrito, nos fez ter não apenas uma nova visão dos personagens como também de como é a vida das celebridades que não conseguem manter os pés no chão. Uma grande conquista desse livro: A Amanda deixa de ser irritante!!! AMÉM! Mas, como nem tudo são flores, o irritante agora é o Daniel, que em certas ocasiões consegue ser até mais irritante do que a Amanda nos dois livros anteriores. É possível? Infelizmente. E o que falar do final do livro? Apesar de simples, acredito que não havia forma melhor de terminar a trilogia do que voltando para o lugar onde tudo começou.

3° Lugar: Anna e o beijo francês – Stephanie Perkins


Sinopse: “Isto é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs — ou qualquer nome que eles dão a estes — em cada esquina... Não é que eu seja ingrata, quero dizer, é Paris. A Cidade Luz! A cidade mais romântica do mundo.” Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer? Stephanie Perkins escreveu um romance de estreia divertido, com personagens espirituosos que garantem dedos formigando e corações derretendo.

Vou resumir esse livro em apenas uma palavra: Maravilhoso. Gosto muito da narrativa da Stephanie Perkins e da forma envolvente com a qual ela escreve a história. Passei boa parte do livro com aquele sorrisinho bobo de “aaawn, que fofo”. E em boa parte do tempo, esse sorrisinho era causado pelo St. Clair. Minha gente, ele é americano, tem nome francês e sotaque britânico. Acho que só esse detalhe já conquistaria boa parte do público feminino a continuar lendo o livro. Mas não se apaixonem muito, ele é um personagem fictício, infelizmente.

2° Lugar: Procura-se um marido – Carina Rissi


Sinopse: Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. 
Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. 
Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou.

Esse livro foi a minha primeira leitura do ano passado, e foi uma ótima forma de iniciá-lo, por assim dizer. E o que dizer do lindo do Max? Sem comentários. O livro é cheio de reviravoltas que te impedem de largar até terminar. Sem falar que a forma de escrita da Carina Rissi é muito divertida, pois ela tem um humor meio sarcástico, com o qual me identifico muito. Ainda não li nenhum outro livro da Carina, mas pretendo muito em breve.

1° Lugar: A escolha – Kiera Cass

 

Sinopse: America era a candidata mais improvável da Seleção: se inscreveu por insistência da mãe e aceitou participar da competição só para se afastar de Aspen, um garoto que partira seu coração. Ao conhecer melhor o príncipe, porém, surgiu uma amizade que logo se transformou em algo mais… No entanto, toda vez que Maxon parecia estar certo de que escolheria America, algum obstáculo fazia os dois se afastarem.
Um desses obstáculos era Aspen, que passou a ocupar o posto de guarda no palácio e estava decidido a reconquistar a namorada. Em encontros proibidos, ele a reconfortava em meio àquele mundo de luxos e rivalidades. Com essas idas e vindas, America perdeu um pouco de espaço no coração do príncipe, lugar que foi prontamente ocupado por outra concorrente. Para completar, o rei odiava America e a considerava a pior opção para o filho. Assim, tentava sabotar a relação dos dois, inventando mentiras e colocando a garota em prova a todo instante.
Agora, para conseguir o que deseja, America precisa cortar os laços com Aspen, conquistar o povo de Illéa e conseguir novos aliados políticos. Mas tudo pode sair do controle quando ela começa a questionar o sistema de castas e a estratégia usada para lidar com os ataques rebeldes.

Melhor livro do ano, sem mas! Li esse livro em uma madrugada, de tão desesperada que eu tava para saber com quem a America ficava no final. Fiquei extremamente feliz com o final (sem spoilers!), mas ao mesmo tempo arrasada porque era o último livro dessa série que me prendeu tanto. Aí, pouco tempo depois, a linda da Kiera Cass libera um epílogo extra na internet e anuncia que... VÃO TER MAIS DOIS LIVROS DA SÉRIE! Tá certo que o foco não vai mais ser no Maxon e a América, mas sim nos filhos deles. Mas tenho esperanças de que tenham cenas bonitinhas dos dois.

Então por hoje é isso, pessoal. Até semana que vem. E não esqueçam de deixar nos comentários caso queiram sugerir temas que gostariam de ver aqui futuramente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...