Gamestation: Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire


Olá, sou a Lidia e estou aqui para falar sobre a rinha de animais mais famosa do mundo que está de volta em uma remasterização em 3D do jogo lançado em 2002, ruby/sapphire para game boy. A nova versão do jogo chegou às lojas na segunda dezena de novembro, mas a saraiva só disponibilizou a partir do dia 12 do dezembro, então só quem pediu por outros sites on-line ou pela pré-venda conseguiram ver o jogo ou comprou pela e-shop conseguiu jogar no lançamento.

Contém spoilers de cenas que ocorre no jogo

Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire assim como Pokémon Ruby/sapphire é inspirado na sétima, oitava e nona  temporada de Pokémon (desafio avançado, batalha avançada e batalha da fronteira)é inspirado nos jogos originais de Pokemón omega ruby/alpha sapphire. Esse é o jogo que eu acho que foi mais fiel ao anime porque os desenvolvedores conseguiram ter, por exemplo, com uma família de quatro pessoas que Ash/Satoshi desafiou no anime apareceu também no jogo para desafiar (numa casa perto da rota principal).

O inicio do jogo é todo na terra (como todos os outros), mas a partir da quinta insígnia o jogo começa a ficar mais interessante e aumentam nossos horizontes nos deixando explorar as ilhas do mapa, as quais têm ginásios e até a liga Pokémon. O jogo também é conhecido por ser o que mais utiliza HM’s no objetivo inicial (principal) do jogo, incluindo dive, principalmente, para entrar na ilha do ginásio de gelo e que ocorre boa parte da missão para capturar o kyogre/groundon e waterfall, usado para achar vários itens raros no jogo(shards-nem tanto- e rare candy), entrar em cavernas com lutadores de leveis mais altos e para entrar na liga Pokémon. No entanto, sumiram com os HM’s flash e swent scent – há alguns jogos, mas ainda sinto falta. Como o primeiro jogo que joguei/zerei de Pokémon foi sapphire (sem contar o stadium) senti muita falta desses HM’s quando fui jogar os outros.
A remasterização está muito parecida com o original - como é a primeira vez que jogo o original e a remasterização vou comentar com certa surpresa, mas talvez isso seja normal. Senti poucas diferenças, mas a que eu achei ser a pior é que como agora o exp. share está disponível desde o inicio do jogo e envia XP para toda a equipe, ficou muito mais fácil ganhar as insígnias (o ginásio era 31 e os meus Pokémon já estavam no 38). Também reparei que os locais e estradas ficaram menores e algumas até diminuíram o número de treinadores. A “cidade principal” está mais dinâmica, dividida em quinhentas partes, com escadaria e tudo mais (ficou muito legal). E, principalmente, uma pequena cena extra com o steven (o campeão da liga) te leva montado em um latios/latias para uma ilha que é uma ilha reta, a qual em uma ponta está o latios/latias que nos trouxe do outro lado está o latios/latias que vai confiar na gente e entrar no time após uma batalha dupla com contra a team aqua/magma e essa ilha também serve para o Steven nos mostrar como funciona as pedras para mega evoluir os Pokémon.

Os kecleon também não estão no mesmo lugar da versão original, na verdade eu so achei um kecleon e so ele que ficou na posição original. Agora também é possível entrar de bicicleta na grama alta, foi uma surpresa quando fiz pela primeira vez, já era costume fazer as rotas se guiando por ficar travada na grama. Em lavaridge town estamos acostumados com aquela “piscina natural quente” com dois velhinhos lá para dividir com a gente, agora nos podemos ficar sozinhos nela e ainda está dividido em lado feminino e masculino (sei q isso não tem importância, mas ficou muito linda a piscina e como sempre vou para La quando não tenho nada para fazer...). Ah sim, tem também a Dexnav, uma inovação nos jogos de Pokémon, tem agora como ver os Pokémon possíveis de capturar na área(de acordo que já tenhamos visto ele pelo menos uma vez no jogo) e quais nos já temos, na minha opinião economiza muito tempo pra quem tinha que ir ainda na pokedex, clicar no Pokémon e ver qual era o habitat dele. Além disso, a dexnav também mostra uma lupa quando tem algum Pokémon “incomum” por por perto – um aviso para andar devagar para tentar batalhar com ele – e as vezes mostra a hability, primeiro golpe, level e capacidade do Pokémon.


Sobre a safári zone, ainda não explorei muito ela, mas pelo o que percebi ela está muito limitada, diferentemente, da versão original que tinha uns Pokémon que so apareciam depois de uns 200 dias deixando aquele cenário lá para “descansar” e ainda assim demorava para vir o Pokémon. (Nessa parte falarei sobre o groundon, mas deve ser o mesmo para o kyogre) A cena para capturar o groundon foi incrivelmente maravilhosa, tudo combinou perfeitamente, até mesmo na caverna subterrânea cheia de umas pedras de magma (acho que era) que acabou o sinal de todos os aparelhos que ficam na interface inferior. A única coisa que não entendi nessa parte foi um pensamento que sobre quem jogou alpha sapphire, porque nos usamos uma roupa para não queimar no magma, quando notamos que está muito quente subimos no groundon, mas no alpha sapphire vai perceber que a água está muito água (sei lá) e subir no kyogre?!

O Sea Mauville não sobrou nada de igual nele, agora ele só serve para falar com umas pessoinhas e já ta quase todo afundado, e essa parte nem dá para explorar como antigamente, ou seja, você pode zerar sem passar por aí que não vai fazer falta fazer uma visita a esse “museu”. Sabem o barco que leva de slateport até lilycove e aquela ilha que só é liberada depois de fazer o delta episode?! Pois é, me lembro que antes dava para entrar nele e batalhar lá dentro, acho que ainda dá, mas não lembro como faz para entrar, então não poderei comentar sobre como é lá dentro na remasterização. E agora, no jogo também é possível encontrar três ilhas secretas por dive que servem somentem para fazer o seu esconderijo (secret base), achei interessante, mas completamente inútil, nem abri as bases porque nem coloquei o ataque nos meus Pokémons.

A liga Pokémon está linda, parecendo um templo japonês (mas acho que a cidade inspirada dessa vez não foi Tokyo). Nela teremos uma batalha fácil, que fica mais emocionante se você for com um time qualquer no momento seguinte de enfrentar o oitavo ginásio (sem se preparar nem nada). Após a liga, vem uma cena de credito muito linda, dá vontade de lagrimar nela, além dela ainda mostrar alguns momentos nossos como o primeiro ginásio, ou anossa batalha contra o pochyena para salvar o professor, e várias outras. E após a liga vem o delta episode, que você tem que impedir o planeta de ser destruída por um asteroide, então através da mega pedra do rayquaza você consegue encontrá-lo e comandar ele para destruir os asteróides (após capturá-lo), só que ao destruir os asteróides você acaba liberando o deoxys e tem que lutar com ele também (não tem como salvar entre a captura desses dois Pokémon)(para fazer o dellta episode seu inglês precisa estar muito bom para entender onde eles tão indo, o que é pra fazer lá e essas coisas). Após isso, bem vindo ao pós game, onde a competição, iv, ev, hability, nature, ataque em coordenação com os status, entre outros, vale mais do que tudo.

Obs: Se você, acidentalmente, matou o deoxys não se preocupe pois ele aparece novamente no mesmo lugar após derrotar a liga pela segunda vez (os Pokémon dessa vez, na liga, estarão mais fortes).

Outra mudança foi os Pokémons. Na versão original lunatone e solrock eram super fáceis de achar agora viraram Pokémon incomum/raro. O skarmory que era incomum/raro virou comum. E o pandinha (spinda) que era como um zubat nos matinhos de Fallarbor town  (rota 113) virou incomum/raro.

Obs: O líder homem com aquela mulher do team magma é super shipável, principalmente, após a conversa deles no delta episode.

Obs: No jogo tiveram varas referencias ao Pokémon diamond, só não sei o porque disso.

Obs: Após escrever isso percebo que teve sim varias mudanças, só que foram várias pequenas mudanças.

Obs: No jogo tem dois (pelo menos só achei esses)cenários muito fofinhos para bater foto, um que “vestimos” roupa de super herói e outro de astronauta, cada um com seu respectivo cenário, infelizmente não é o XY que podíamos bater foto do jogo, mas dá para bater pelo celular mesmo.

Obs: Não faça a mesma besteira que eu e use a máster Ball no kyogre/groundon (tava sem paciência de ficar jogar 300 ultra balls), recomendo usar no deoxys level 80 no delta episode, porque é o Pokémon selvagem level mais alto de todos os Pokémon.

Sobre o jogo a trilha sonora é a mesma da versão original – ou seja muito boa. A interface da tela inferior ficou bem mais dinâmica (continuo preferindo a do X/Y, mas admito que ficou melhor dessa versão, principalmente, para jogadores iniciantes). A jogabilidade continua simples, mas ganhou uma nova característica que achei bem interessante, que é que precisamos andar mais devagar para achar algumas espécies de Pokémon e ainda dá para ver a capacidade deles. E design e o gráfico, obviamente, ficou muito melhor, está incrível, principalmente, nas ceninhas do jogo que misturam o lindo gráfico com uma trilha sonora perfeita que fica lindo. Concluindo o jogo, achei que com todos esses avanços o jogo ficou fácil demais. Ainda não comecei meu pós-game, mas andam dizendo que está mais fácil achar shiny’s e full iv. Bom, desejo a vocês um ótimo jogo e boa sorte no pós-game e se quiserem me desafiarem ou trocar Pokémon deixem seu friend code nos comentários e adicionem: lidiaxp – 5386-8045-8898.

Obs: Não se esqueçam de pegar seu beldum shiny level 5 através do wi-fi no mistery gift até dia 14 de janeiro(e não esqueçam que o beldum já vem o a metagrossite).

Obs: Ainda sou a favor de um Pokémon Z que inclua todos os ginásios de todas as regiões e depois enfrenta uma nova elite 4 que só tem Pokémon level 100 – sendo possível a captura de todos os Pokémon no jogo.

            Obs: Vi rumores na internet que é possível vestir seus Pokémons se você tiver uma conta no Nintendo club, mas como não tenho... isso entra para outro item que não fiz no Pokémon alpha sapphire/Omega ruby (ainda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...