[Crítica] Como Treinar o Seu Dragão 2 (2014): aventura "de mais", história "de menos"


Título Original: How to Train Your Dragon 2
Ano: 2014
Duração: 1 hora e 42 minutos
Direção: Dean DeBlois
Frase que resume o filme: se é pra escolher um Alfa, prefiro os de Teen Wolf #prontofalei

[VOU COLOCAR SPOILERS DO FILME AQUI, PARA O CASO DE QUE VOCÊ, LEITOR OU LEITORA, NÃO TENHA VISTO OU NÃO SE IMPORTE.]

Olá, pessoas. Lucas de volta. Sim, sei que já faz muito tempo desde que eu, o Bruno ou a Duda postamos algo aqui, Aproveitando um pequeno buraco na minha rotina dormir-estudar-dormir, vamos à crítica de umas das animações mais aguardadas dos últimos anos, "Como Treinar o Seu Dragão 2".

Na trama da continuação, cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (Jay Baruchel) convive com seu dragão Banguela. e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Sanguebravo (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes.

Já me preparando para ser atacado, vou dizer que eu estava mais do que pronto para amar esse filme. A cada crítica positiva, a cada indicação apaixonada de familiares e amigos, elogios e tudo o mais, eu estava convicto de que veria uma animação com um nível de emoção próximo ao do espetacular "Toy Story 3".

Infelizmente, isso não é o que acontece. Na verdade, mal chega perto.

Já me preparando para alguém vir me esculachar nos comentários, afirmo veementemente uma coisa: "Como Treinar o Seu Dragão 2" não é um filme ruim. Tem personagens ótimos (como o pai de Soluço, Stoico, que analisando de forma coerente é o melhor personagem dentre todos, diferente do primeiro filme) e momentos de humor incríveis. As cenas de ação empolgam, e o visual é arrebatador.

Uma pena que o roteiro seja mais raso do que propaganda eleitoral.

Sim, odiei o roteiro do filme. Valka, a mãe de Soluço (esconder sua presença no filme é ridículo. Deus, ela aparece no trailer!) poderia ser processada pelo Conselho Tutelar com forças. O argumento dela para abandonar o filho bebê e o marido ("ninguém me entende, tá vendo esse dragão que está tentando comer sua esposa? Abrace-o! Ah, não vai? Ok, Vou embora no primeiro dragão que não me matar". E ela vai) é pífio e mal-justificado. O fato de Soluço aceitar isso de uma forma tão rápida já mostra a falta de convicção do protagonista, diferente do que ele havia apresentado no primeiro filme, quando era, ironicamente, mais jovem e imaturo.

A verdade é que parece que faltou desenvolvimento. A sensação que fica ao assistir o filme é que pelo menos meia hora foi cortada, privilegiando as cenas de ação para entreter as crianças mais novas.

Outro defeito é a mitologia. Já começando os spoilers, aquele dragão branco gigante que aparece no trailer do filme é um dragão Alfa, o mais poderoso e o que controla todos os dragões ao seu redor.

Tão poderoso que ao lutar com outro Alfa (sim, existem dois. O branco do bem e o preto, do mal. Racismo ou clichê?), morre em menos de cinco minutos.

Mas nem tudo isso chega perto do grande impacto do filme, que ocorre na segunda batalha do filme (num caminho à lá Transformers, este filme possui DUAS BATALHAS ÉPICAS CHEIAS DE EMOÇÃO E CORAGEM, ONDE NOSSOS HERÓIS TEM QUE DERROTAR ESSE VILÃO SEM BRAÇO DO BARULHO!).

[O MAIOR SPOILER DO FILME É AQUI. AVISO LOGO. CASO NÃO QUEIRA SABER, PULE PARA O AVISO DE "FIM DE SPOILER".]

O novo Alfa acaba virando o Dragão Gigante Preto do Mal, que com seus poderes supremos, acaba dominando Banguela e fazendo-o tentar matar seu amigo Soluço. Para salvar a vida de seu filho, o Stoico se joga na frente e morre com UMA BOLA DE FOGO DO MELHOR AMIGO DO FILHO.

Eu queria ter chorado. Queria ter me sentido triste.

O máximo que me senti foi quando Hannibal Lecter encara alguém.

Claro que isso não pode ser o pior. Pouco tempo depois de matar o pai do melhor amigo, Banguela se liberta do poder do Alfa. Pensei logo: "isso vai gerar um conflito longo. Eles obviamente vão virar amigos, mas nunca do mesmo modo, e talvez tenham que recomeçar tudo de novo." E este filme me engana durante oito segundos, numa reação raivosa do Soluço, só para depois ele estar correndo atrás do seu amigo dragão.

CARAMBA. O dragão acabou de MATAR o pai dele e ele perdoa o dragão em, tipo, 30 segundos?!

Muitas justificativas surgem. "Ah, Lucas, mas é filme para criança." Respondo a essa afirmação com um "vá assistir 'Up - Altas Aventuras'. Depois fale comigo." Também tem a "o perdão é algo tão bom que não pode demorar." A essa pessoa, eu indico que veja ou reveja o primeiro "Toy Story".

"Ah, Lucas, você só está citando desenhos da Pixar!"

Ok. Veja "A Viagem de Chihiro". Veja "O Gigante de Ferro". Está bom o suficiente?

"Ele estava hipnotizado!"

A menina de "O Exorcista" estava possuída e nem depois que ela voltou ao normal, tudo ficou bem em TRINTA SEGUNDOS.

[FIM DE SPOILER.]

Para deixar claro, eu gostei relativamente do filme. Vai ganhar o Oscar de Melhor Animação? Provavelmente. Merece? Nem um pouco.

Uma pena. Eu realmente esperava mais.

NOTA: 2,5 Estrelas


Jennifer sobre o filme, avisa: "Não é lá essas coisas!"

Um comentário:

  1. Iai Lucas, beleza?

    Nossa cara, me surpreendi com a sua opinião. Achei o filme fantástico e uma das melhores animações que já assisti... Cada um com sua opinião, né? Abraço!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...