Resenha #107: Sob a Redoma, do autor Stephen King

Nome: Sob a Redoma
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Nota: 5 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura

Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.

Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.

Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.


No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo horrível. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.

Resenha:

Olá, pessoas! Resenha nova hoje, desta vez de uma das melhores obras do Mestre do Horror Moderno, Stephen King: Sob a Redoma.

Era um dia comum de Outubro em Chester's Mill, uma pequena cidade do Maine. Pessoas indo trabalhar e vivendo suas vidas, nada extraordinariamente notável. Isso até uma misteriosa redoma cobrir a cidade e cortá-la do resto do mundo. Com ela, o isolamento começa a expôr um lado da cidade conhecido por poucos. Logo, conspiração, horror, manipulação e acontecimentos sobrenaturais começam a assolar a cidade. Em meio à uma sangrenta disputa de poder, os habitantes de Chester's Mill logo perceberão seus mais terríveis segredos e seus desejos mais violentos vindos à tona.

Basicamente, eu desejei este livro desde quando foi originalmente publicado, em 2009. Para meu azar, ele só foi publicado no Brasil em 2012. E, para meu azar novamente, só pude comprá-lo basicamente a dois meses atrás.

Mas a espera valeu a pena.

Sem dúvida alguma, "Sob a Redoma" foi a leitura mais intensa que eu já li. Ao longo de quase mil páginas (o livro é tão grande e pesado, nos dois sentidos, que até assusta), Stephen King joga o leitor em um mundo praticamente paralelo, como se a Redoma criasse um universo fora e dentro dela. Dentro do mundo da Redoma, sexo, drogas, mentiras, assassinatos, violência e fome. Sr. King não poupa crianças, mulheres ou idosos. Meu Deus, ele não poupa nem BEBÊS!

O mais incrível é o fato do livro ser incrivelmente grande e incrivelmente rápido, como se quase mil páginas não fossem o suficiente. O modo como a história é narrada é irônico e cruel, mas absurdamente viciante. Tudo o que acontece consegue ser assustadoramente improvável - e horrivelmente crível. Em nenhum momento a história fica estranha demais.

Tanto os vilões quanto os heróis são repletos de defeitos e qualidades (menos Big Jim, ele é o demônio), todos os coadjuvantes acabam encontrando um modo de se encaixar na trama.

Minha única ressalva foi o final. Apesar de ele ser meio deus ex machina e apelar para uma solução confortável, diferente de toda a ousadia apresentada anteriormente, não compromete a visão crua e sincera da natureza humana que é "Sob a Redoma". Não se intimide pelo alto preço do livro; ele vai valer a pena.

"As estrelas cor-de-rosa estão caindo. Elas deixam linhas atrás."

PS: O livro virou uma série de TV em 2013, "Under the Dome", e atualmente está na segunda temporada. Mas, depois de uma comparação, se for escolher entre a série e o livro, não seja burro(a): escolha o livro.

PS 2: Apesar de eu amar a série.

2 comentários:

  1. Oi Lucas, tudo bem?
    Eu ainda não li o Sob a Redoma ( e também não vi o seriado), mas sou louca por S. King, acho o cara um gênio! Acabei de ler Carrie e semana que vem farei a resenha no blog.
    Estou com um projeto de vida: ter todos os livros dele, sei que vai demorar (são muitos), mas de grão em grão (ou de promoção em promoção) eu chego lá!

    Curti seu blog e estou seguindo!
    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Lucas tudo bom?

    Manooo, Sob a Redoma foi o primeiro livro que li ano passado e antes dele nunca havia lido nada do King...resultado: virei fã de carteirinha dele e comecei a comprar quantos livros eu podia rsrsrs.
    No meio do livro, eu já não estava nem ligando pra explicação que ele daria para o surgimento da redoma, por que os conflitos humanos e religiosos entre a população foi o que me ganhou disparadamente, o que acarretou uma baita de uma decepção com a série na época (meu psicológico não estava pronto para as alterações). Hoje acompanho a série como um universo paralelo rsrsrs. Abraços ^^

    Brigada Paralela

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...