Resenha #101: Fim, da autora Fernanda Torres

FimNome: Fim
Autor: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Nota: 4 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura - Companhia das Letras

O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.

Resenha

Oi pessoal, tudo bem? 

A resenha de hoje é sobre o livro Fim da atriz e autora Fernanda Torres. Primeiramente, gostaria de falar que nunca tinha ouvido falar desse livro até o dia do meu aniversário quando ganhei de presente. Então logo peguei pra ler e parei por uns 6 meses, retornando só agora. Não sei se foi isso que me deixou tão desanimado em continuar a história ou pelo fato de ter me confundido em diversas partes e ter tido que voltar pra tentar entender direito. 

Bom, a história se passa no Rio de Janeiro e conta a vida e morte de 5 amigos: Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Todos embalados pela juventude e pensamento que serão pra sempre, usando e abusando dos prazeres que a vida tem a oferecer, com muitas traições, reconciliações, sexo, e uso de drogas. 

“Só se ama aquilo que não tem” 

O interessante do livro é quando você começa um capítulo, ele mostra a data de nascimento e morte do narrador, fazendo a trama se desenrolar por aí, além de mostrar o ponto de vista de várias pessoas envolvidas com a personagem, criando um leque ainda mais abrangente sobre como eram as personalidades dos amigos. 

O livro não tem nada surpreendente. É um romance simples, mas com conteúdo. A autora resolveu usar um estilo de escrita bem inovador, assemelhando-se muito com Saramago, pois durante um simples parágrafo é perceptível traços de pensamento, conversa e narração. Por isso aconselho ter um pouco de paciência e calma para aqueles que decidirem ler essa obra. Como livro de estreia, Fernanda Torres está de parabéns.

2 comentários:

  1. Realmente estou acostumada a ver ela como atriz, veremos como será ela como autora :D

    http://eucurtoliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruno :)

    Gosto muito da Fernanda como atriz e todos estão dizendo que ela acertou no seu livro. Percebi lendo a resenha que você gostou muito, por isso, darei uma chance ao livro. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...