Resenha #83: Pandemônio da Autora Lauren Oliver

Nome: Pandemônio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Nota: 5 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura

CONTÉM SPOILERS DO LIVRO ANTERIOR

Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.






Resenha:

Ok. Eu consigo. Eu consigo fazer isso. É só uma resenha. Eu consigo.

Muito bem. Vamos lá.

Olá, pessoas. Lucas aqui. Estão vendo que a resenha de hoje vai ser difícil, não é mesmo? Pois é. A resenha é do segundo volume da Trilogia Delírio, chamado Pandemônio.

Li esse livro semana passada e passei todos esses dias pensando em como faria esta resenha SEM SPOILERS, porque, SANTO DEUS! Que livro é esse? Depois do final completamente chocante e original do primeiro livro, eu não achava que a Srta. Lauren Oliver poderia se superar. Adivinhem? Ela conseguiu (e como!). O livro começa exatamente onde Delírio acabou, com Lena correndo em direção à Selva depois de ver seu maior pesadelo se tornar realidade. O livro se divide entre duas partes, antes, que mostra o período de Lena na Selva, e agora, onde ela esta infiltrada na sociedade como curada. Diferente de outros livros, esse negócio de ir e voltar no tempo funciona bem e deixa o livro até mesmo mais orgânico.

Também descobrimos que muitos dos crimes atribuídos aos rebeldes Inválidos -como o povo chama aqueles que não são curados do amor- são culpa dos Saqueadores, pessoas em qual a cura deu horrivelmente errado e que perderam todas as emoções. O_O. Não falarei mais nada, porque quase cada página do livro, a partir da metade, tem spoiler.

Fiquei muito feliz por perceber que a Lena não ficou toda mosca-morta depois do final de Delírio. Ela sabe que as decisões que tomar podem afetar não só a ela, mas principalmente aqueles a quem ela ama. Gostei de uma maior inserção da Hana na história, gosto muito dessa personagem, e também da espécie de lista das músicas e filmes proibidos pelo governo. Eles proibiram Coldplay! QUE HORRÍVEL! -ou foi só impressão minha?

Pandemônio é também muito bem mais escrito que Delírio. O suspense do primeiro livro se mantêm e se intensifica neste segundo volume, me deixando tenso e dando pequenos saltos. Pensei que nada poderia me deixar mias chocado...

...Até. A. Última. Página.

Sabe aqueles autores cretinos, porém muito bons, que criam finais absolutamente chocantes justamente na última página? Lauren Oliver repete o que havia em Delírio e se supera. Nunca senti uma vontade tão louca de ler uma continuação de livro desde o segundo livro de Jogos Vorazes, Em Chamas, de Suzanne Collins. Um livro INCRÍVEL de uma autora INCRÍVEL. Uma das melhores continuações do ano. Nenhum desses títulos chega perto de Pandemônio. Este é O Livro.

“— E qual era seu nome? — pergunto, e Graúna para de repente, de costas para mim. — Antes de você vir para a Selva — insisto.
Por um momento ela permanece parada. Mas então se vira.
— É melhor se acostumar logo — diz, com uma intensidade contida. — Tudo o que você era, a vida que tinha, as pessoas que conhecia… adeus.— Ela balança a cabeça e completa, com um pouco mais de firmeza: — Não existe o antes. Só existe o agora e o que vem depois.”

2 comentários:

  1. Oi Lucas :)

    Nossa eu estou louco para ler essa série, todos estão dizendo que é boa como hungerg games então... amei sua resenha :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Acredito que houve um amadurecimento grande da personagem e da escrita da autora nesse livro. Também gostei bastante! Apesar de ter ficado nervosa com aquele "antes" e "depois". E não sei o motivo, mas não consigo gostar dos personagens masculinos que ela cria. :(
    Mas em si, amei demais esse volume! Bem mais do que o anterior.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...