Resenha #67: Sr. Ardiloso Cortês


Nome: Sr. Ardiloso Cortês
Autor: Derek Landy
Editora: Galera Record


Stephanie é uma garota normal, filha de pais atenciosos e ligeiramente sem graça, mas isso muda com a morte de seu tio. Gordon Edgley era uma pessoa brincalhona e excêntrica, autor de horripilantes livros de terror e fantasia. Sua relação com a sobrinha Stephanie era muito próxima mas mesmo assim é uma surpresa para todos quando ela se torna herdeira da maioria de seus bens, entre eles os direitos autorais de seus livros e sua mansão.
A partir de sua primeira noite na misteriosa mansão de seu tio a garota descobre que as histórias que ele escrevia não eram apenas fruto de sua imaginação. Ela se encontra sendo perseguida por pessoas muito estranhas que estão atrás de uma chave que ela desconhece; porém ela não está completamente sozinha. É nesse momento que ela conhece o esperto e irônico detetive Ardiloso Cortês, um velho amigo de seu tio que, para complicar ainda mais sua cabeça, é um esqueleto vivo que faz magia e solta fogo. Esse estranho personagem será seu único companheiro em uma jornada que a faz descobrir sobre os segredos guardados por seu tio e um mundo novo que está sendo ameaçado por um mal antigo capaz de aniquilar tudo o que conhecemos. Será o fim do mundo?

Resenha:

Olá, pessoas! Sou eu, Lucas, seu amiguinho! Brincadeirinha. Hoje trago a resenha de um livro muito interessante (e querido por mim) chamado "Sr. Ardiloso Cortês".

Pela trama, posso dizer que esse é um daqueles livros que você ama ou odeia de cara. Quando eu o li pela primeira vez foi em 2009 (foi publicado em 2008), achei-o relativamente chocante. Agora, quando o reli, senti a mesma sensação quando o li "O Ladrão de Raios": alegria.

Primeira coisa é o modo altamente irônico como o autor escreve. Uma das cenas que eu mais achei bem escrita foi essa:

"Stephanie levantou o olhar da escrivaninha quando Ardiloso bateu de leva na janela, que ela abriu prontamente.
-Achei que meninas eram organizadas -comentou ele, ao olhar para dentro.
Stephanie (...) ignorou o comentário:
-Tudo bem aí fora?
-Já empoleirei em telhados piores, acredite.
-Meus pais já foram trabalhar, sabia? Você poderia ter usado a porta.
-Portas são para pessoas sem imaginação."

O livro parece infantil (principalmente pelo nome), mas a ação sangrenta, a trama complexa e inteligente e as mortes brutais (algumas, bem nojentas) mostra que este livro está bem longe de ser infantil. Afinal, que tipo de livro infantil tem como personagens principais uma menina que gosta do perigo e um esqueleto vivo-mágico-detetive-atirador de fogo e matador de vilões?

Uma das coisas mais estranhas -porém legais- do livro são os nomes, principalmente porque a maioria deles foi traduzido para o português, o que acaba tornando o livro meio bizarro. Acredite, tem nomes como Nefasto Serpênteo, Tomo Sagaz, Porcelana Tristeza e Medonho Reservado (sem falar no próprio Ardiloso Cortês, que em inglês é Skulduggery Pleasant). Mas, o que aparentemente prejudicaria o livro, acaba tornando-o mais único e original. Outro ponto positivo é o fato do livro ser em terceira pessoa, ou seja, não somos limitados à visão da protagonista.

O livro também tem uma mitologia muito rica e concreta, principalmente quando relacionada a criaturas sobrenaturais. O conceito dos vampiros é simplesmente aterrador. Tem também uma personagem chamada Tanith Low, mas não vou dizer muito sobre ela porque ela é muito legal e lembra a Michonne de The Walking Dead. Opa, falei!

Resumindo, eu gostei muito. Esse livro é a minha cara, sério. Super recomendo!

"(...) -Eu já estou em perigo, então, essa decisão não é mais sua.
-Não, aparentemente não é mais minha.
-Então não esconderá mais nada de mim?
Ardiloso pôs a mão no peito.
-Prometo pelo meu coração e pela minha vida.
-Está bem.
Ele assentiu e começou a andar de volta para o carro.
-Mas você não tem um coração de verdade -comentou Stephanie.
-Eu sei.
-E, tecnicamente, já está morto.
-Eu sei disso também.
-Só para esclarecer.(...)"

NOTA: 5 Estrelas

PS: O livro faz parte de uma série. Suas continuações (publicadas no Brasil) são Brincando com Fogo, Os Sem Rosto e Dias Sombrios.

PS 2: Havia um boato de que o filme seria lançado em 2010 e que Johnny Depp seria Ardiloso Cortês (o que seria MUITO LEGAL), mas era só boato (infelizmente). Porém, com o fim de Harry Potter (always ϟ ), o livro, cujos direitos autorais foram comprados pela Warner Bros, juntamente com a adaptação para o cinema de Hollywood do anime/mangá Death Note, está nos planos da Warner de ser lançado em 2015. David Yates, o mesmo que dirigiu os últimos filmes de Harry (a partir do quinto filme, precisamente), estaria cotado para dirigir, mas nada foi confirmado.

PS 3: Li em uma resenha que esse livro seria o resultado de uma união entre Quentin Tarantino e Tim Burton, pela violência, cultura pop e o clima sombrio e irônico. Não poderia estar mais certa essa frase.

2 comentários:

  1. u sou mega curiosa para ler os livros daserie
    adorei a resenha

    ResponderExcluir
  2. EU AMO O LIVROS SR. ARDILOSO CORTÊS!!!! Foi o primeiro livro que eu li, tenho meio que uma gratidão por ele que me fez gostar de livros. Fico triste quando começo a procurar a coleção na internet, porque a maioria dos novos livros não foram traduzidos, e o livro VOL.1 raramente é encontrado para comprar em um site.

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...