[Crítica] Dezesseis Luas (2013): A "magia" dos estúdios ao tentar criar um nova franquia


Título Original: Beautiful Creatures
Ano: 2013
Duração: 2 horas e 4 minutos
País: EUA
Direção: Richard LaGravenese
Frase que resume o filme: Harry Potter e Bella Swan mandam tchauzinhos.

Olá, pessoas! Hoje trago a vocês a estreia da minha coluna de filmes. Afinal, muitos filmes são baseados em livros (muitos também não), então, resolvi aproveitar meu espaço para criticar algumas das adaptações literárias para o cinema, iniciando com "Dezesseis Luas" (que vocês podem ver a resenha do livro aqui).

Cidade de Gatlin, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante do terceiro ano do colegial, que não vê a hora de sair do local. Ele considera Gatlin uma cidade pacata demais, onde nada de interessante acontece, mas se vê preso ao local por ter que cuidar de seu pai, que não deixa o quarto desde que a esposa faleceu em um acidente de carro, um ano antes. Já há alguns meses Ethan é atormentado por sonhos misteriosos, onde vê uma garota desconhecida. Um dia, ele a encontra em sua sala de aula. Trata-se de Lena Duchannes (Alice Englert), uma jovem de 15 anos que está morando com o tio, Macon Ravenwood (Jeremy Irons), descendente da família que fundou Gatlin. O problema é que Macon e seus familiares têm fama de serem satanistas, o que faz com que boa parte da população da cidade se volte contra eles. Não demora muito para que Ethan se interesse por Lena, sem saber que ela e os integrantes de sua família possuem poderes. Eles precisarão lutar pelo amor que sentem um pelo outro, especialmente devido à uma maldição que assombra a união: sempre que uma Duchannes completa 16 anos ela deve escolher se será para a vida toda uma feiticeira do Bem ou do Mal.

Para criticar esse filme (que foi chamado de "o novo Crepúsculo -misericórdia...-), precisarei me dividir em dois: uma parte da crítica falando do filme como se não houvesse livro e só filme, e a outra parte criticando o filme como adaptação, traduzindo, "Dezesseis Luas" terá duas notas.

Crítica Um: Como filme

O filme é bem orgânico, pelo menos, no início. O casal principal, Alice Englert e Alden Ehrenreich, são um bom par e realmente se parecem com adolescentes normais (tirando o fato da Lena ser uma bruxa, quer dizer, "Conjuradora"): cheios de desejos, medos, inseguranças, e, como qualquer casal de namorados, sempre se pegando na primeira oportunidade. Kkkkkkkk.

Tirando as piadinhas, Emma Thompson está deliciosamente exagerada como a vilã (sem spoiler!), assim como a Ridley de Emily Rossum. Jeremy Irons faz um papel genérico e quase inexpressivo. Não sei o que Viola Davis faz aqui, sério.

Os efeitos especiais também não estão horrorosos, mas também não estão estilo O Hobbit. São, digamos, um pouco melhores que os de Once Upon A Time (O_o). O estilo da mansão dos Duchannes ficou legal, com os galhos que se mexem, mas eu esperava uma fotografia mais sombria. O grande problema é o roteiro raso, cheios de diálogos desnecessários e frases de efeito, muitas frases de efeito, sem falar das reviravoltas previsíveis, de um flashback TENEBROSAMENTE RUIM da Guerra Civil Americana e do clímax anti-clímax. Finalzinho clichê também.

Um bom filme (ou seria razoável?), mas não tão bom assim.

NOTA: 3,5 Estrelas

Crítica Dois: Como Adaptação

HORRÍVEL! HORRÍVEL! REVOLTANTE! CADÊ O PIRULITO SEXY DA RIDLEY? CADÊ A CENA DO "-Eu gosto de você./ -Você não sabe nada sobre mim." CADÊ BOO RADLEY? ONDE ESTÃO "AS IRMÃS"? O QUE FIZERAM COM MARIAN, A BIBLIOTECÁRIA? CADÊ O MALDITO DO HUNTING? PORQUÊ O LARKIN É UM MOSCA MORTA? ONDE ESTÁ O PAI DO ETHAN? QUE PORCARIA DE EXORCISMO FOI AQUELE ENVOLVENDO A LENA E A SARAFINE? QUE PORCARIA DE FINAL FOI AQUELE?!

Apesar de tudo, ainda não conseguiu superar "Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010)" no quesito adaptação horrorosa, (o que eu acho  impossível), que tinha um livro maravilhoso, espetacular, inovador legal e um filme péssimo.

NOTA: 0,5 Estrela (Só por causa da Emma Thompson e só porquê a Ridley do filme, apesar de não ser A Ridley, é legal).

3 comentários:

  1. Nossa sinceramente sua opinião foi igual a minha , também não gostei do filme achei muito raso e as piadinhas kkkk aiaia.. quero ler o livro para ver se foi tão péssimo assim , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do filme nao vou vou mentir, mas eu também nem li o livro entao nao tenho muito o que comparar sabe

    ResponderExcluir
  3. O livro é perfeito , mais confesso que mim decepcionei com o filme !

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...