Resenha: O Desfile da Extinção

Nome: O Desfile da Extinção e Outras Histórias de Zumbis
Autor: Max Brooks
Editora: Rocco


Autor dos cultuados Guia de sobrevivência a zumbis e Guerra Mundial Z, Max Brooks apresenta em O desfile da extinção uma coleção de relatos do pós-apocalipse zumbi. A coletânea eleva a literatura zumbi a um novo patamar, no qual a história dessas criaturas se cruza com comentários políticos irônicos, referências históricas e geográficas notáveis, tudo com o humor afiado que caracteriza a obra de Brooks. No conto que dá título ao livro, o leitor se depara com um iminente embate entre zumbis e vampiros. Afinal, como os chupadores de sangue reagirão ao perceber que os mortos-vivos estão acabando com seu alimento?





Resenha:

Olá, tudo bem? Bem vindos ao Domingo Espeta... brincadeirinha. É o Lucas novamente, e hoje venho com a resenha de um autor muito popular (pelo menos, nos Estados Unidos), Max Brooks, e seu novo livro, chamado "O Desfile da Extinção".

Farei uma resenha curta, porquê o livro é realmente curto. De cara devo dizer que a única coisa que eu sabia sobre Max Brooks era que o livro dele, Guerra Mundial Z, iria virar um filme de ação e suspense com o Brad Pitt. Então, um dia, achei esse livro para download e me pus a lê-lo. É um livro bem curto, umas 128 páginas e uma fonte grandinha, aquele tipo de livro em que se lê em menos de uma hora (pelo menos, em certos casos).

E é aí que está o problema.

É simples. Se alguém se dedica a criar um livros de contos, é de se esperar que tenha uma quantidade pelo menos aceitável de contos (a não ser que seu nome seja Machado de Assis), tipo, no mínimo, cinco. Mas "O Desfile da Extinção" tem só quatro contos. QUATRO! E ambos são muito rápidos e com finais em aberto. O único conto que realmente vale a pena é o que dá título ao livro. Os outros, "Conclusão LTDA..", "Steve e Fred"  e "A Grande Muralha" começam com uma linha de raciocínio e não a terminam, sendo que o primeiro e o último conto são conectados DIRETAMENTE com o livro "Guerra Mundial Z". Mas eu não li "Guerra Mundial Z"! Pois é, nem eu.

E o conto "Steve e Fred" ainda brinca com uma metalinguagem meio bizarra, com aparentemente um sobrevivente do apocalipse zumbi lendo um livro sobre sobreviventes no apocalipse zumbi.

A melhor coisa do livro é o conto que dá o título, ou seja, "O Desfile da Extinção". O modo como Brooks escreve faz o leitor realmente cogitar a ideia da existência de vampiros e zumbis e humanos ao mesmo tempo, além da reflexão sobre o sistema "predador X presa" e um final bonito, porém também sem conclusão. O último conto, "A Grande Muralha", também faz um paralelo inquietante sobre as condições de trabalho na China (e com certeza, ao redor do mundo), mesmo também a história estar conectada com o outro livro de Brooks.

Não que o livro seja ruim. O problema é o tamanho do livro, as histórias conectadas com "Guerra Mundial Z" (que eu pretendo ler, afinal, o filme vem vindo) e os finais em aberto. Acho que se eu lesse o "Guerra", a nota seria maior, mas, enquanto isso, essa é a minha avaliação final.

NOTA: 3,5 Estrelas

PS: O livro tem uma introdução muito legal homenageando os grandes mestres do cinema zumbi, como George A. Romero. Mostra de uma maneira bem respeitosa (e engraçada) as inspirações do autor.

Um comentário:

  1. Uma coisa que eu não gosto, não gosto de jeito nenhum, é zumbi aff! Coisas feias, me dá um medo danado e de noite fico sonhando. sai pra lá rsrsrsrsr

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...