Resenha: Fortaleza Digital


Nome: Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro

Antes de estourar no mundo inteiro com "O Código Da Vinci", Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de histórias no seu primeiro livro, "Fortaleza Digital", lançado em 1998 nos Estados Unidos.
Muitos dos ingredientes que, anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação e suspense já estavam presentes no seu romance de estreia: a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira à última página e o fascínio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.
Em "Fortaleza Digital", Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultrassecreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.


Resenha:

Oi! Olha o Lucas aqui de novo. Hoje a resenha é do primeiro livro escrito por um autor muito famoso (e polêmico) chamado Dan Brown, e o livro é “Fortaleza Digital”.

Susan Fletcher é uma mulher diferente das outras. Além de ser bonita, é inteligente, tem doutorado e é a melhor criptógrafa da NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, e está ansiosa para que seu namorado e noivo, o professor David Becker, finalmente à leve ao altar. Porém, quando seu chefe, vice-diretor da NSA e amigo Trevor Strathmore a chama em pleno sábado para uma questão urgente, ela suspeita que algo de errado está acontecendo. Suas suspeitas se confirmam quando Trevor revela que o TRANSLTR, o supercomputador capaz de desvendar qualquer código, se deparou com o Fortaleza Digital, um código criado pelo gênio Ensei Tankado, incapaz de ser desincriptado. Determinada a descobrir a chave desse mistério, Susan não medirá esforços para desvendar o engenhoso código, mesmo que um perigo mortal a esteja cercando por todos os lados. Ao mesmo tempo, seu noivo, David, é enviado em uma missão na Espanha em uma caça por um objeto misterioso capaz de decidir o futuro da NSA e do mundo, sem saber que um perigoso assassino está em seu encalço...

Dá para perceber que esse primeiro livro de Dan Brown já mostrava toda aquela fórmula que ele viria a utilizar em seus livros: o protagonista (nesse caso, uma mulher), o (a) namorado (a), um mistério envolvendo um segredo ancestral, uma lenda ou um código, um assassino misterioso, bilhões de cliffhangers espalhados pelo livro e por fim, nos últimos dez capítulos, uma reviravolta surpreendente e um final geralmente emocionante envolvendo a revelação do verdadeiro vilão da história e: ou um elemento explosivo, um segredo ancestral, uma lenda ou, como no caso do livro em questão da resenha, um código inquebrável.

Não que isso seja ruim. De forma alguma. Dan Brown é um autor de suspense excelente. Sua trama é bem construída, os personagens são cativantes, é surpreendente e envolvente.

O meu problema com esse livro é que eu já havia lido o segundo livro escrito por Dan, chamado “Ponto de Impacto”, sendo que no mesmo a fórmula é repetida. Eu chutei quem era o vilão da história no capítulo 20 de um livro de mais de cem capítulos e para meu azar, ou não, eu estava certo.

A história mais emocionante foi a do David, sem sombra de dúvida. Ele rouba o livro quando aparece (e os melhores momentos de ação, suspense e humor acontecem quando ele está em foco), sem contar que a revelação mais legal foi sobre os segredos do Fortaleza Digital. Só.

Para um primeiro livro, excelente, espetacular e uma estreia mais que bem sucedida (principalmente na questão “segurança X privacidade”). Mas, comparando com outros dele mesmo (e outros sem ser dele), é um ótimo suspense tecnológico. Só.

NOTA: 4 Estrelas

PS: Ainda acho que "O Símbolo Perdido" foi o melhor de Dan Brown (sorry, Da Vinci)
PS 2: O novo livro de Dan Brown sai esse ano de 2013 e se chama "Inferno", baseado na primeira parte de "A Divina Comédia" (livraço) 

2 comentários:

  1. Oi meninos.
    Nossa, como eu adoro resenha de Dan Brown \o/ meu autor favorito de todas as eras rsrsrsr para mim, o melhor até agora foi anjos e Demônios, mas eu amo todos eles, e anciosíssima pelo lançamento \o/

    Indiquei esse blog para um selinho muito legal, o Prêmio Dardos. Indiquei com carinho e sinceridade. É muito interessante, e seu blog merece muito. Veja lá!

    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi !
    O único Livro do Dan Brow que li até hoje foi Anjos e Demônios, um ótimo livro por sinal e tenho muita curiosidades de ler mais obrar do autor e fortaleza digital parece ser uma boa pedida esse ano (;
    Parabéns pela resenha

    Beijos
    http://discursoembranco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...