Gamestation: Five Nights at freddy’s

Desenvolvedora: Scott Cawthon (pessoa física)
Gênero: Survival horror
Plataformas: Windowns (Pc), Android, iOS, Windowns Phone
Lançamento: Agosto de 2014

Olá pessoal, Lidia aqui de novo. Hoje vim trazer o jogo que foi febre na internet ano passado e que não houve um youtuber de game que não fez série desse jogo (dos quais não fazem só minecraft), e com o seu grande sucesso 5 nights at freddy’s também ganhou continuação, a qual também foi febre e ganhou mais uma continuação, ou seja, temos 5 nights at freddy’s 1, 2 e 3.


O jogo é bem simples, você está numa sala vigiando uma pizzaria e pelas câmeras de segurança tem que ver se algum boneco mecânico ganhou vida ou não e em que quarto ele se encontra. Caso ele esteja na sala ao lado da que você está, terá que fechar as portas, mas não pode sempre deixá-la fechada, pois isso gasta bateria e quando você fica sem bateria também acaba a luz e você é atacado por um urso mecânico. No segundo jogo da serie é o mesmo sistema deve mudar poucas coisas, mas infelizmente, não consegui jogar o 2 por preguiça de entender os controles. Já no terceiro jogo, a interatividade aumenta, parece que a sua bateria dura um pouco mais e agora você também tem que vigiar os tubos de ventilação. Mas basicamente nos três jogos só tem que vigiar as salas do lado, vendo onde os ursos mecânicos estão e impedindo-os de chegar perto de você, e tem que fazer isso gastando o mínimo de bateria possível, se não você morre, e como o nome do jogo diz... Terá que sobrevive a cinco dias sendo vigia(esses dias duram de 00:00 às 06:00).

Five nights at freddy’s tem uma história muito vaga e com muitos rumores na internet, então vou escolher um que achei bem legal para contar como a história do jogo. (leia com a voz de narrador de filme de terror) O jogo foi baseado em uma história real, que se passou na Europa, na pizzaria freddy fazbear’s pizza, que é a mesma do jogo. Em 1987 a pizzaria inaugurou quatro bonecos mecânicos, os animatrônicos, os quais na época eram um grande sucesso por sua tecnologia inovadora. Eram quatro bonecos, Freddy (urso), Bonnie(coelho), Chica(galinha) e a raposa Foxy que foi guardada no deposito por estar com erro na programação. Em uma certa noite de show deles, uma criança foi abraçar o Freddy e ele acabou mordendo a cabeça da criança, retirando um pedaço da cabeça e do cérebro dela, conseqüentemente, a matando. Poucos dias depois, foi retratado o sumiço de cinco crianças por alguém fantasiado de Freddy, inclusive com o cheiro forte dele. A pizzaria sem poder provar nada sobre a inocência, foi obrigada a ser fechada. Mas antes ela queria provar que era inocente então contratou um vigia noturno para ter certeza que as fantasias ficavam lá e que ninguém tinha usado para matar as crianças (que até hoje não foram encontradas). Mike foi contratado para o emprego ( que por acaso é o nosso personagem no jogo). Na primeira noite de vigia ele reparou que Chica havia mudado de lugar, e tambem recebeu telefonemas do antigo guarda que não acredita em nenhuma das acusações e diz que o mal cheiro não é de sangue e sim por que nunca foram lavados. Na segunda e terceira noite vários deles mudaram de lugar e Mike teve certeza que eles andavam sozinhos, ou seja, eram assombrados.


Na quarta noite ele reparou que Foxy abriu a cortina, mas que não tinha saído e alguns bichos chegaram muito perto da porta, mas não entraram. Na quinta noite, e ultima, Mike recebeu uma ligação estranha, com vários chiados e acabou reparando que Freddy estava a sua porta e o atacou, ele tentou escapar, mas acabou se encontrando com Bonnie enquanto tentava fugir, suas últimas palavras foram “Eu só queria diversão” e então morreu. Mike realmente era o assassino das crianças, fantasiado de Freddy. Como ele constantemente mexeu nos fios dos robôs, ele acabou por mudar suas programações. (pode parar narrativa de terror agora).

Tem vários indícios do que falei agora no próprio jogo, inclusive em uns bilhetes pendurados na parede. Mas não prova todos eles, uma boa parte foi de teoria da internet mesmo, mas a criança devorada, a pizzaria fechada, o vigia da pizzaria e alguns outros realmente tem isso em easter eggs do jogo.

Como a resenha é sobre Five nights at Freddy e não sobre suas continuações não irei falar a historia delas, mas em um breve resumo no segundo jogo mostra a mesma história do primeiro só que com mais detalhes e depois de Mike ter sumido e no terceiro jogo a história se passa 30 anos após o incidente e os novos donos abriram o local como uma casa mal assombrada.

O jogo também apresenta alguns animais mais difíceis de aparecer, no caso do um seria a raposa e o gold bear. A raposa passa correndo pelo corredor às vezes (talvez seja no 2, não lembro), mas deixe se enganar, pois ser morto por ela é um dos piores sustos. Já o gold bear é um easter egg do jogo e tem grandes chances de você já ter jogado e nunca tê-lo visto, mas ele é real, além de ser uma das explicações mais prováveis para o sumiço do Mike.  Agora vamos imaginar sobre o gold bear... Foi estofado dentro de um terno e morto como um saco de martelos... Realmente seria capaz de se mover ou sair pulando por ai para assustar os outros? Acho que não em, estaria caído e parado, como alguém morto sabe. O gold bear nunca é visto em movimento, seu exoesqueleto não é sempre visível e ele não tem olhos mecânicos. Quando ele ataca, não está realmente atacando. Seu rosto simplesmente enche a tela e todo o jogo trava. Esta é definitivamente a teoria mais convincente, mas ainda deixa algumas questões em mente. Como o dourado Freddy entrar no seu quarto? Por que a sua presença travar o jogo? Bem, nada disso é explicado, e assim como os melhores jogos indies, foi deixado em aberto para cada jogador tirar suas teorias.


Então, esse é o jogo, um incrível jogo de survival horror, o qual foi elogiado pela crítica e com uma concepção bem simples que prendeu e deu sustos em vários jogadores (apesar de ter alguns haters por ai). A jogabilidade e a estética do jogo também ajudam para o medo e a paranóia dados por ele. Além de não ter uma trilha sonora em especial, somente sons do local mesmo, mas altamente sincronizados com os movimentos. Pessoalmente, acho que esse jogo dá susto em qualquer um, pois a cada noite que você passa vai ficando mais envolvido no jogo e chegando mais perto da tela, ai quando morre, só consegue sentir seu coração pulando. Enfim, ótimo jogo, recomendo a todos e agora vou deixar para vocês o trailer dele.                             

Ps. Essa semana a warner comprou os direitos de five nights at freddy's e irá lançar o filme em breve, segundo ela, o filme será super fiel ao jogo, além de ser do mesmo estúdio que está sendo feito poltergeist, ou seja, eles não estão economizando dinheiro.
                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...