Resenha #119: Simplesmente Acontece, da autora Cecelia Ahern

Nome: Simplesmente Acontece
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Nota: 4,5 estrelas
Onde Comprar: Saraiva - Submarino - Americanas

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Resenha

Oi, pessoal. Marcella aqui de novo, depois de tanto tempo. E hoje eu estou aqui para fazer a resenha do livro "Simplesmente Acontece", da autora Cecelia Ahern. E a minha primeira resenha literária aqui no blog também.

Eu conheci esse livro por indicação da irmã de uma amiga minha, que me indicou pelo nome com o qual o livro foi publicado originalmente: "Onde terminam os arco-íris" (Editora Relume Dumará). Certo dia, durante uma viagem, achei em uma livraria e resolvi comprá-lo.

O livro conta a história de Alex Stewart e Rosie Dunne, melhores amigos desde os 7 anos de idade. E esse é exatamente o momento em que o livro começa, eles dois com 7 anos, trocando bilhetinhos durante a aula. Um fato interessante sobre o livro: ele é todo escrito por meio de bilhetes, emails, chats, cartas e sms, portanto, diálogos face a face são algo que você não vai encontrar em momento algum do livro.

Durante o livro, vemos os personagens principais passando por várias fases da vida: a infância, a adolescência, o primeiro amor, a primeira decepção, a separação física, a tão temida friendzone, filhos, casamentos conturbados e muito mais. Além de tudo isso tornar a história mais palpável, algo que também me fez gostar bastante dele foi o fato de que apesar de todas as dificuldades e de haverem momentos de crise na amizade, os personagens principais enfrentaram tudo juntos e conseguiram manter a amizade, mesmo após vários anos de separação, tanto física (Alex teve que se mudou de Dublin para os Estados Unidos, devido a uma promoção do seu pai no trabalho) quanto emocional. E isso me tocou especialmente por eu me identificar com isso no momento. Acabei de terminar o Ensino Médio, e todos os meus amigos escolheram cursos ou instituições diferentes de mim para cursarem a faculdade. E algo que eu sinceramente espero que aconteça é que nós consigamos manter contato durante o resto de nossas vidas, mesmo em meio às dificuldades, tal qual Alex e Rosie conseguiram.

Outra coisa muito legal do livro é que a história de Alex e Rosie se repete com a filha de Rosie, Katie, que também tem um melhor amigo do sexo masculino desde a mesma idade em que Rosie e Alex começaram a amizade. E é muito engraçado ver várias situações que aconteceram durante o crescimento de Alex e Rosie se repetindo com Katie e Toby. Porém, Katie consegue resolver sua vida muito mais jovem do que Rosie consegue, para a nossa sorte (ou não).

Gostei bastante desse livro, é uma leitura muito gostosa. Porém, confesso que em certo momento fiquei entediada, pois tive a sensação de que a autora estava enrolando, a ponto de eu me estressar com a história e tirar 3 dias de folga dela. Quando retomei a leitura, não consegui mais parar. Então, um conselho: se em algum momento você achar o livro entediante, não desista dele. Pare de ler por alguns dias, mas não desista. Ele vale muito à pena no final. Falo isso por experiência própria. Minha relação com esse livro foi de amor e ódio. Em certos momentos achava que já estava na hora de finalizar, e quando terminou eu quis desesperadamente que tivesse mais.

Revelei acima que o nome do livro foi alterado, e eis o motivo: em 2014, foi lançado (nos EUA) o filme baseado no livro, e para aumentar a divulgação tanto do livro quanto do filme, a Editora Novo Conceito republicou com nome igual ao nome do filme: "Simplesmente Acontece", em português, e "Love, Rosie" em inglês. Alex e Rosie são interpretados pelo Sam Finnick Claffin e pela Lily Clary Collins. Ainda não vi o filme, mas o trailer, sim. E preciso confessar que minhas expectativas não estão muito altas quanto ao filme, no que diz respeito à fidelidade ao livro, pois só de ver o trailer já encontrei vários erros. Mas, mesmo assim, confiram abaixo o trailer:




O filme estréia aqui no Brasil dia 5 de março de 2015. Caso eu crie coragem para assistir, comento aqui depois o que achei.

Um comentário:

  1. Olá Marcela, gostei da sua resenha. Eu não sou mt de ler esse tipo de livro,mas agora confesso que fiquei um tanto curiosa, já que vai até ter filme... :)
    Bjs!
    http://livrosdahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...