Resenha #100: Cidade do Fogo Celestial, da autora Cassandra Clare

Nome: Os Instrumentos Mortais volume 6: Cidade do Fogo Celestial
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Nota: 5 Estrelas
Compre: Saraiva - Submarino - Livraria Cultura

CONTÉM SPOILER DOS LIVROS ANTERIORES

ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.




Resenha:

Oi pessoal, tudo bem?

Primeiramente, queria pedir desculpas pelo abandono do blog. O grande problema é que nós estamos em ano de vestibular e fica um pouco complicado manter diariamente o blog atualizado. Bom, mas agora temos uma nova pessoa no Marcadores, a Duda, e ela tentará deixar vocês bem informados nesse segundo semestre.

A resenha de hoje é do último livro de uma das séries que eu mais gosto e acompanhei desde seu lançamento: Instrumentos Mortais. Agora o que falar sobre um livro tão extraordinário, rico e extenso? Pareceu, pelo menos para mim, que Cassandra Clare finalmente conseguiu achar o fio da meada e criou uma obra com a medida certa de ação e drama (Ok. Ela meio que extrapolou um pouco no drama, mas ela pode).

Cidade do Fogo Celestial começa nos apresentando Emma Carstairs e Julian Blackthorn. Eles são os novos personagens da nova trilogia de livros da autora chamada The Dark Artificies que também abordará o mundo dos Caçadores de Sombras. Voltando ao livro, os dois amigos são atacados no Instituto de Los Angeles pelas forças de Sebastian e seus Crepusculares, os Caçadores de Sombras transformados pelo cálice mortal, e são obrigados a fugir até Alicante depois de verem suas famílias destruídas.

Enquanto isso em Nova York, Jace tenta aprender a controlar o fogo celestial que corre por suas veias. Porém, são surpreendidos quando a Clave ordena que todos os Caçadores de Sombras se abriguem em Idris devido aos ataques do irmão de Clary contra os Institutos pelo mundo. Com isso, precisam deixar Simon na cidade, que não passa de um mero vampiro diurno. Entretanto, alguns acontecimentos fatídicos acontecem no enredo fazendo-o aparecer do lado de seus amigos em momentos cruciais.

Basicamente o desenrolar do livro são os CDS se preparando para uma batalha mortal, Clary e sua trupe planejando como acabar com Sebastian e um núcleo quase inútil se passando em NYC, que podia ser substituído por muitas cenas entre Simon e Izzy. Eu sei que no início falei que Cassandra tinha achado o fio da meada, mas não é por causa disso que o livro não teve aqueles momentos massacrantes, chatos, onde parece que a historia vai ficar ali estagnada pra sempre, contudo ela matava alguém resolvendo o problema. Sim, muitas pessoas importantes morrem, pois é uma guerra e isso era necessário.

INÍCIO DO SPOILER 

Eu precisava compartilhar a minha alegria com vocês. Os personagens de As Peças Infernais, James e Tessa, aparecem bastante nesse sexto volume. Para aqueles que não leram a trilogia que acontece antes de Os Instrumentos Mortais, pode não ter sido grande coisa, mas para aqueles que, como eu, devoraram os livros, foi uma felicidade enorme. O X da questão é que, o último capítulo de Princesa Mecânica é explicado no último capítulo de Cidade do Fogo Celestial. Achei simplesmente genial da parte dela.

FIM DO SPOILER 

O final é bastante de triste, de chorar para aqueles bem emotivos. Apesar de todos aqueles clichês de livro como do Nicholas Sparks e tudo mais, todos as personagens tiveram seu merecido final. Não vou contar mais nada sobre a história porque perderia a graça para aqueles que ainda não leram. Sobre os outros livros, Cassandra Clare planeja lançar em torno de 18 livros sobre o mundo dos Caçadores das Sombras, sendo que 9 já foram lançados. É previsto para 2015 o lançamento da nova trilogia, The Dark Artificies, com o primeito volume já intitulado como The Lady Midnight. Vamos esperar as novas aventuras desses novos personagens e lamentar pela saudade que ficará dos antigos.

Obs: Esse ano, a Cassandra Clare vai está na Bienal de São Paulo. Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...