Resenha #99: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, do autor Robin Sloan

Nome: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
Nota: 3,5 Estrelas
Compre: Saraiva - Livraria Cultura - Fnac

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. 
Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. 
Mas Jannon é curioso…







Resenha:

Olá, pessoas! Lucas aqui. Hoje a resenha é de um livro interessante, A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, que é uma "aventura" com conspiração internacional, códigos secretos, amor platônico e digamos que o segredo da vida eterna.

O livro começa quando Clay perde o emprego na empresa onde trabalhava e se e vê como o único desempregado no loft que divide com Mat, um criativo artista que trabalha da Industrial Light & Magic (a empresa de efeitos especiais de Star Wars, dentre outros sucessos) e Ashley, uma atraente e ativa mulher. Isso até ele encontrar um anúncio à procura de atendentes no turno noturno da Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, um homem alto, misterioso, de olhos azuis penetrantes e uma carinha de gnomo. A livraria vende poucos livros como estamos acostumados a ver (como Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, entre outros), sendo que os livros em maior quantidade se encontram em estantes altas de mais de três metros de altura, semiocultas nos fundos sombrios da loja. Tais livros, Clay foi proibido de ler.

Quando ele se aproxima cada vez mais de uma nerd bonita, ambiciosa, extremamente inteligente e funcionária do Google chamada Kat Potente (sério, esse é o nome dela), um diálogo atiça sua curiosidade e ele se pergunta: o que escondem os livros do Catálogo Pré-histórico (como ele chama os livros das estantes altas)? Contando com a ajuda de seu melhor amigo Neel, um milionário, Jannon viajará pelos EUA e irá descobrir uma sociedade secreta de ávidos por livros codificados e uma batalha entre o novo e o antigo, ao mesmo tempo em que ele tenta desvendar um segredo que pode conduzir à chave da vida eterna.

Primeiro, dei um tom mais épico ao livro, porque na verdade ele é bem simples. A primeira parte do livro (são três, ao todo: "A Livraria", "A Biblioteca" e "A Torre", mais o epílogo) é a melhor, simplesmente por dar um clima de suspense e mistério e pelos personagens carismáticos. Depois, a previsibilidade toma conta da história, até que um novo rumo muda a trama, só para depois a voltar para a previsibilidade. A história, em si, é bem original e a escrita de Robin Sloan é boa, mas honestamente, eu até me identifiquei com este livro e com os personagens, porém achei a história um pouco fraca. Esperava muito mais, principalmente com a revelação do segredo final. Clichê define.

E pelo jeito, o livro se alicerça em seus personagens. Os melhores são os principais coadjuvantes, Kat, Neel e Penumbra. Todos eles com um lado sonhador e uma certa quantidade de "nerdeza", apesar da diferença de idade entre os dois jovens e o Mr. Penumbra. Mesmo assim, a história enfraquece um pouco os  personagens em si. A obra em si não é muito emocionante, mas é divertida, principalmente pelas muitas referências à cultura nerd e com as gags cômicas que funcionam, pelo menos em sua maioria.

Com personagens bons, mas a história fraca e um final clichê apagam um pouco o brilho d'A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, que acaba por ser uma pequena luz no meio da busca por originalidade no mundo literário.

4 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa super concordo com você, para mim esse livro tinha tudo para ser ótimo mais o autor com essa ideia de colocar tecnologia em algo sobrenatural ficou tipo .... dãaaaar, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho muita vontade de ler, me parece interessante essa ideia. Mesmo achando que não vou me agradar muito, é uma leitura que eu acho que vale a pena rs

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie :)... Tudo bm nossa eu amo ler e me apoxonei por esse livro eu vi na saraiva us livros lidos barato bos pra ler e emtao e isso boa sorte ta atemais... Beijossss querida :)

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me interessou bastante, infelizmente fiquei com o pé atras devido sua resenha, tentarei compra-lo assim que der mas realmente parece ser um livro que tinha tudo para dar certo e não deu uma pena . beijos
    http://discursoembranco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...