Resenha #85: Quem é Você, Alasca?, do Autor John Green

Nome: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Nota: 4 Estrelas
Compre: Saraiva - Livraria Cultura - Fnac

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é Você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.






Resenha:

Olá, pessoas! Lucas aqui. Hoje a resenha é de um livro de um dos meus (novos) autores favoritos, John Green. Ele que escreveu "A Culpa é das Estrelas" e "O Teorema Katherine", e esse é o primeiro livro que John escreveu, e que se chama "Quem é Você, Alasca?".

Na história, Miles, um jovem (que é a versão menos nerd, mais revoltada e relativamente mais safada do Colin de "O Teorema Katherine"), é obcecado por filosofia e resolve não esperar pela morte, como o poeta François Rabelais, e sai em busca de seu "Grande Talvez". Ele resolve deixar sua família, sua casa, sua vida confortável na Flórida e ir para um internato em Birminghan, Alabama. Lá ele vai ganhar amigos incríveis (Coronel, Takumi, Lara). E por fim, vai conhecer Alasca Young, aquela que irá fazê-lo refletir sobre sua existência e lhe ensinar muitas e diversas coisas (se você pensou besteira... só posso confirmar. É isso mesmo que você pensou).

Esse é o primeiro livro escrito pelo John Green, e o Bruno havia me dito que haviam dito que este era o melhor livro que ele já tinha feito. Eu fiz aquela cara de Sheldon Cooper, perguntando "-Seriously? O PRIMEIRO LIVRO DELE e é O MELHOR DE TODOS?". Como meu dinheiro não estava em alta, li em PDF mesmo.

Vamos por partes.

Primeiro, vou logo adiantar que "Quem é Você, Alasca?" não é ruim (e também, caso você esteja sobre efeitos de narcóticos ou algo do gênero, Alasca é uma pessoa. Ok?), mas dúvida alguma não é o "Melhor Livro do John Green". O que mais me incomodou foi esse jeito completamente bizarro de abordar o despertar sexual do personagem principal, Miles. Sério, uma hora [ALERTA DE SPOILER] ele está conversando normal com sua amiga Lara e simplesmente do nada ela pergunta se pode sugá-lo... se é que vocês me entendem. Aí, eles vão com a Alasca (?!) para ela ensinar como é que se faz (???!!!). Como assim? [FIM DO SPOILER]. Mas, como é de praxe, John Green mostra a adolescência de uma maneira bem madura, que adolescentes evoluem. "Quem é Você, Alasca?" também mostra o personagem mais sem noção de todos os do Green. Quem em sã consciência abandona a casa por causa de uma frase de um filósofo doido?

Porém, depois da metade do livro e mesmo com todos esses defeitos e estranhezas, você acaba de envolvendo na história, se apaixonando pelos personagens, se identificando, se apegando... até que chega o final do livro, depois de um dos finais mais chocantes que é possível se imaginar. Ficam as perguntas: existe mesmo amor verdadeiro? O que há depois da vida? Após uma lição de vida, "Quem é Você, Alasca?" [cujo título original em inglês é Looking for Alasca (Procurando por Alasca)] se revela uma história sobre amadurecimento, sobre vida, não a melhor de John Green, mas com certeza, uma "das".

"Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo.  As últimas palavras de Thomas Edson foram: “O outro lado é muito bonito.” Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."

2 comentários:

  1. Oi Lucas :)

    Adorei a resenha, eu já li ACEDE E O teorema Katherine e gostei muito de ambos, estou louco nesse livro, abraços :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Estou super curiosa pra ler esse livro! Na verdade, tô curiosa pra ler algum livro do Green, pode ser qualquer um. Adorei tua resenha!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom.

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...