[Crítica] Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010): Uma lição de como NUNCA se fazer uma adaptação


Título Original: Percy Jackson & The Olympians - The Lightning Thief
Ano: 2010
Duração: 1 hora e 59 minutos
País: EUA
Direção: Chris Columbus
Frase que resume o filme: Somente posers aprovam essa... coisa.

Olá, pessoas! Lucas aqui. Desculpa o tempo em que passei sem postar nada. Estava passando por alguns probleminhas, meu aniversário está chegando (15 anos, debutante -só que não-), então tava meio sem tempo. Mas agora estou de volta.

Sei que vai me doer no coração fazer esta crítica, mas preciso fazê-la. A Fox está lança em agosto o segundo filme baseado na Série Percy Jackson e os Olimpianos, e tudo indica que será bom... ou não. A razão de meus medos? Este filme de 2010.

Quando assisti este "Ladrão de Raios", ainda não tinha lido o livro em qual este filme DIZ ser baseado, só havia ouvido falar da história e que tinha um pouco base em Harry Potter: garoto com família cheia de problemas e revoltado descobre que possui poderes sobrenaturais desconhecidos e vai para uma instituição de ensino cheia de pessoas como ele. Lá, descobre um mundo antes invisível que só pessoas como ele podem enxergar, e consegue dois amigos, uma inteligente e o outro engraçado. Porém, uma profecia faz com que ele entre em uma viagem para salvar o mundo e descobrir algo importante sobre seu passado.

Parece clichê, mas não se enganem: "O Ladrão de Raios" é a segunda melhor fantasia adolescente moderna já feita (ninguém tira a coroa de Harry Potter), o que já é um senhor elogio. Mesmo só sabendo da sinopse e vi o filme baseado nesta obra-prima de Rick Riordan.

Confesso: gostei.

Passou-se um tempo. Nesse tempo, li toda a  série de Percy e quase chorei no final, me tornando um fã de verdade, um semideus. Um belo dia, esta coisa  estava passando na Fox e como eu não me lembrava de nada do filme, resolvi assistir.

Nunca vou esquecer o HORROR que senti.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios é, sem dúvida, a menos fiel e pior adaptação já feita de um livro. Nunca eu vi um filme simplesmente se desvirtuar e deturpar TODO UM LIVRO. Até mesmo o filme de "O Lado Bom da Vida", que é bem diferente do livro, se mantém firme e é um ótimo filme. O mesmo ocorreu com a animação Como Treinar o Seu Dragão. Nada a ver com o livro, porém um ótimo filme. Aqui, nem disso chega perto. Até dá para reconhecer algumas cenas, mas elas foram tão destorcidas que dá nojo só de lembrar. Tudo o que o livro tinha de agradável e original foi destruído a favor de uma traminha besta chupada de uma mistura de  "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e Super Mario Bros (que por sinal, são bem mais complexos e profundos). O roteirista simplesmente arrancou personagens do livro como se o rasgasse, inseriu elementos DO SEGUNDO LIVRO, sem falar nas piadas de cunho sexual (???!!!) que permeiam o filme. Visuais diferentes, um conflito completamente nada a ver, e uma revelação mais óbvia do que descobrir que Bruce Wayne é o Batman.

Consigo até imaginar o roteirista (cujo primeiro trabalho foi este, se vocês não sabem, e com certeza agora arde nos Campos de Punição) fumando e cheirando, dizendo: "Hum, esta cena do livro é muito boa, e este personagem é muito legal. Mas, ah, que se #@!% essa merda, eu sou escrevo essa #@!% e quero colocar um sátiro dançando Lady Gaga e fazendo manicure!".

Sem falar nas atuações. As únicas que merecem algum respeito são as de Percy (Logan Lerman, apesar de que ele estar 2.000.000% melhor em As Vantagens de Ser Invisível) e Pierce Brosnan como Quíron.
Alexandra Daddario (como Annabeth) é linda, mas procuro sua expressão corporal, e quanto a Brandon T. Jackson... imaginava o Grover negro, não gaiato e saidinho.

Tem também uma participação exagerada de Uma Thurman como Medusa que é bem legal, mas não salva o filme do desastre.

O filme, POR MAIS INCRÍVEL QUE PAREÇA, tem pontos positivos (dois, no total): os efeitos especiais são muito bons (tirando uma porta mística mega-malfeita para o Mundo Inferior) e o carinha que faz o Percy é legal. E só. Tio Rick deve ter tido um heart attack estilo Demi Lovato. Um filme simplesmente péssimo.

A Fox, porém, não desistiu. A continuação, Percy Jackson e o Mar de Monstros, estreia em agosto de 2013 em 3D. Pelo trailer, dá para se ver que será mais parecido com o livro, mas não significa que será um filme bom. Teremos que ver para crer.

NOTA: -5 Estrelas
Citando Felipe Neto, "vomitar é mais divertido".

2 comentários:

  1. hahaha, compartilho o sentimento, vi o filme, depois li os livros *--*, e por acaso vi o filme novamente, minha reação: queria arrancar meus olhos com uma colher kkk. Espero que o próximo seja melhor.

    ResponderExcluir
  2. o mar de monstros é a mesma merda

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...