Resenha #76: O Teorema Katherine

O Teorema KatherineNome: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca


Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Resenha

Oi pessoal, tudo bem?

A resenha de hoje é do livro O Teorema Katherine do autor mais aclamado, pelo menos por mim, ano passado, o incrível John Green. Dessa vez o assunto não é um romance entre adolescentes com uma doença terminal. Mas de uma obsessão de um gênio por Katherines. Colin Singleton já namorou 19 vezes. E todas as vezes com meninas com o mesmo nome.

No término do último namoro, o garoto fica devastado por mais uma separação e seu amigo Hassan resolve que está na hora dos dois pegarem a estrada e só voltarem no final do verão. Depois de muitas discussões e lembranças, eles acabam chegando na cidade de Gutshot porque Colin deseja ver o túmulo do arquiduque Fernando Ferdinando.

"Prodígios conseguem aprender rapidamente o que outras pessoas inventaram; gênios descobrem o que ninguém descobriu. Prodígios aprendem; gênios realizam. A maioria das crianças prodígios não se torna um gênio na idade adulta."

Na cidade do interior, eles conhecem Lindsey, que por acaso é a guia deles pelo lugar. De um jeito muito estranho, a mãe da garota convida os garotos para um jantar e oferece um emprego temporário para eles. Os três jovens terão que fazer algumas perguntas para os moradores e gravar tudo. Não sabiam que ao aceitar iriam mudar completamente.

Enquanto tudo isso acontece, Colin(Ou apelidado por mim como Um Sheldon mais chato) quer criar um teorema no qual mostrará a probabilidade de como vai acontecer o relacionamento de qualquer pessoal, além de calcular quanto tempo irá durar. Os cálculos são baseados em suas namoras através da eixo dos Terminates(Elas) e os Terminados(Ele).

"É possível amor muito alguém. Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

O livro é muito bom, apesar de enrolar bastante até a metade. É bem curtinho e nos ensina que mesmo as pessoas mais inteligentes tem alguma a aprender com alguém. Depois de ter passado uma vida inteira de pressões pelos pais em relação aos estudos e decepções amorosa, Colin pode realmente descansar e tentar entender o porque de sua vinda para o mundo, descobrir quem ele é realmente. John Green nos presenteia com mais um livro magnífico e grandiosamente inteligente.

"O futuro vai apagar tudo - não existe nenhum nível de fama ou genialidade que permita a alguém transcender o esquecimento. O futuro infinito torna esse tipo de importância impossível."

Nota: 4 Estrelas

6 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa estou doido para ler esse livro primeiro que eu adoro o John Green segundo que as críticas com esse livro estão ótimas então ... beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )


    ResponderExcluir
  2. Sugoi *o*
    Eu quero muito ler esse livro e é claro pq eu adorei o livro A Culpa é das Estrelas do tio John Green, sei lá me identifiquei com a escrita do autor T.T e tmb quero ler Looking for Alasca xDDDD
    Parabéns pela resenha xD

    MT
    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece realmente legal, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Quando você disse um Sheldon mais chato fiquei pensando que iria criticar o livro de uma forma negativa, mas você me surpreendeu. Já tinha lido uma resenha positiva desse livro e a sua igualmente me deixou curiosa. Só fico pensando se essa neura do personagem vai me agradar. Espero ler um dia, na verdade queria ler qualquer coisa do autor para conhecer sua narrativa.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Li o o livro e super concordo contigo.

    "O livro é muito bom, apesar de enrolar bastante até a metade." :)

    Bem, dei três estrelas no skoob para essa obra porque eu ODIEI o Colin. >< Por outro lado, amei o Hassan (na vdd casaria com ele AUSHAUH) e as notas de rodapé, que são divertidas e complementadoras.

    Parabéns pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  6. Esse livro não é uma das minha prioridade de leitura. Me decepcionei com o outro livro do autor(pode me crucificar). Ele conseguiu achar 19 garotas diferentes com o menso nome? Isso não é mais coincidência é uma obsessão.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...