[Crítica] Warm Bodies (2013): Não julgue um filme pela sinopse (ou pela horrorosa tradução brasileira)


Título Nacional: Meu Namorado É Um Zumbi (WTH?)
Ano: 2013
Duração: 1 hora e 38 minutos
País: EUA
Direção: Jonathan Levine
Frase que resume o filme: Sou um zumbi apaixonado e Rick Grimes não me representa.

Olá, pessoas! Lucas aqui. Trago mais uma crítica de cinema para vocês, dessa vez do filme Warm Bodies, baseado no livro de mesmo nome, traduzido aqui no Brasil como "Sangue Quente" (resenha aqui, feita pelo Bruno).

Antes de eu começar a falar do filme, alguns devem estar se perguntando porque raios eu coloquei o nome do filme em inglês. Vocês viram a tradução desse filme aqui no Brasil? O que era aquilo?! Custava colocar "Sangue Quente" (que também não é lá essas coisas, mas se traduzissem no sentido literal, Corpos Quentes, acho que iam pensar que se o livro devia falar de sacanagem)? Jesus, eu me senti envergonhado só de pensar de ir na bilheteria e dizer à atendente: "-Pode me ver um ingresso para o filme Meu Namorado É Um Zumbi?". A atendente provavelmente iria me olhar e esperar que eu rebolando estalasse os dedos três vezes formando um triângulo no ar, dissesse em voz esganiçada "-Recalque bate e volta" e deitasse no chão e começasse a fazer "quadradinho de oito".

Ok, depois do desabafo, vamos ao filme e sua história: em um cenário pós-apocalíptico, o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e criando laços de amizade com uma humana chamada Julie (Teresa Palmer), uma de suas vítimas por quem acaba se interessando amorosamente. O problema é que este relacionamento acaba causando uma reação em cadeia em outros mortos-vivos, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança e sim no total extermínio da ameaça zumbi.

Primeiro, antes que o povo comece a me crucificar, dizendo: "-Como você ousa dizer que é fã de uma série tão [PALAVRA CENSURADA COM "F"] como The Walking Dead e ainda viu esse filme? Seu poser!", eu vou dizendo logo: o zumbi deste Warm Bodies É UM ZUMBI DE VERDADE. Ponto. Muitas pessoas tem a mania de julgar um filme só porque não gostaram da história, ou a acharam absurda (como eu). Vamos parar com o preconceito. R é um zumbi como qualquer outro: saí por aí comendo cérebros, arrancando membros e órgãos de pessoas, gemendo e andando caído pelas ruas, o pacote completo que alegra a família. A diferença é a inserção de uma certa inteligência nos chamados "mortos-vivos". Descobrimos que eles tem dotes filosóficos e ouvem Bob Dylan (estou me referindo obviamente somente ao personagem principal, R), além de gostarem de comer cérebros, porque assim absorvem as memórias das pessoas e se sentem, digamos, mais vivos. R acaba "se apaixonando" pela humana Julie simplesmente porque ele come o cérebro do namorado dela. Que romântico, não?

Parece que eu vou dar uma nota ruim, não é? Pior que não. Dentre todas as recentes adaptações literárias de 2013, este Warm Bodies é a que se saiu melhor (até agora). O mesmo humor mórbido e a narração auto-depreciativa de R do livro está no filme, que ainda conta com uma das melhores trilhas sonoras para o cinema que eu já ouvi. Infelizmente, a maquiagem dele não ajuda muito, e a classificação indicativa acaba por diminuir o gore que havia no livro. A fotografia sombria é bem utilizada, até mesmo melhorando os efeitos especiais, que são meio ruinzinhos, juntamente com uma direção correta da parte de Jonathan Levine. O roteiro acerta na comédia, mas acaba se perdendo no romance, não se levando a sério nos momentos certos, porém se levando a sério demais quando deveria continuar na linha do nonsense. A atuação boa de Nicholas Hoult o deixa carismático, porém a de Teresa Palmer segue a linha genérica do "não sou uma garota indefesa, mas preciso ser salva e salvar alguém de vez em quando".

Infelizmente, o roteiro altera o final do livro um pouco, deixando-o relativamente emocionante, porém mais acessível, o que acaba por tirar a emoção do final da história. A explicação para o apocalipse zumbi deve inspirar os filósofos, mas vai deixar muita gente bufando de revolta.

Apesar dos muitos erros, Warm Bodies se salva pelo protagonista carismático, pelo romance inusitado, pelas piadas afiadas e pela trilha sonora incrível. Porém, não significa que ele mereça o Selo Jennifer Lawrence de Qualidade.

NOTA: 4 Estrelas

PS: Querem saber como eu vi o filme? Simples: a magia do torrent.

2 comentários:

  1. Amei a resenha! Quando eu fui ao cinema fiquei em dúvida sobre ver esse filme( no final acabei vendo Jack, o Caçador de Gigantes), mas ele parece ser legal mesmo. Também achei muito ruim essa tradução do título, que realmente ficou vergonhoso. Ainda não li o livro, para falar a verdade nem sabia que esse livro existia, mas parece ser muito legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ri com essa resenha ahdauhduadhaudh olhei o filme e gostei bastante, agora só falta o livro!

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...