Resenha: O Hobbit


Nome: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit (seres muito pequenos, menores do que os anões) de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e de Gandalf, o Mago, que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, um grande e perigoso dragão, na longínqua e traiçoeira Montanha Solitária. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda a Terra-Média.






Resenha:

Oi, voltei, é o Lucas novamente e a resenha de hoje é do livro “O Hobbit”, que foi dividido em três partes no cinema e cujo primeiro filme, “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada”, já estreou nos cinemas do mundo inteiro.

Choque! Surpresa! Não sei se fiquei tão impressionado com um livro desde a série “Jogos Vorazes”. Melhor livro que eu já li depois da história de Katniss Everdeen. E isso é sério!

O livro começa com Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive confortável em sua casa no Condado e que nunca em sua vida havia feito algo inesperado. Isso até a chegada de Gandalf, o Cinzento, um mago poderoso (e de idade desconhecida) que o, digamos, “convida” a participar de uma expedição junto com 13 anões para retomar o reino anão ancestral de Erebor e seu tesouro, na longínqua Montanha Solitária. O problema é que o tesouro (e consequentemente, o reino) é guardado por Smaug, o Terrível, o mais perigoso dragão que já existiu. Inicia-se assim uma aventura épica, cheia de magia e aventura, onde monstros, trolls, orcs, goblins e elfos trazem alegria ou horrendos infortúnios...

Nunca me diverti tanto lendo um livro. Simples assim. A história de “O Hobbit” é infantil, - o livro, de fato, é infantil, afinal, foi escrito para os filhos do autor, na época de oito anos (sim, na Inglaterra crianças de oito anos leem livros de 300 páginas)-, tem músicas infantis, piadas e personagens infantis. Mas a história é tão bem escrita, os personagens tão bem construídos e a história tão envolvente, densa e profunda, que o livro se torna TÃO LEGAL que o leitor não quer que o livro acabe. Incrível como o livro consegue equilibrar momentos de terror com cenas engraçadíssimas de humor britânico e, raramente, pastelão. O começo do livro é, sem tirar nem pôr, simplesmente hilário.

Temos também muita ação, o que contribui para o livro não ficar chato. Temos também aquela dose de magia que sempre faz bem. Temos também *SPOILER ALERT* a presença especial de Gollum (mais conhecido como Smeágol –MY PRECIOUS! kkkkk–), que ainda não tinha a importância que vai ter na trilogia “O Senhor dos Anéis” *FIM DO SPOILER*, entre outros. Sem contar que “O Hobbit” é o prelúdio oficial de “O Senhor dos Anéis”, ou seja, muitas referências à trilogia original estão lá. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros (aceito de presente via Skoob!), só os filmes, mas pretendo em breve.

Culminando com uma batalha final de tirar o fôlego e um nostálgico encerramento, “O Hobbit” mostra porque a obra de J. R. R. Tolkien é tão apreciada no mundo todo. Recomendado!

NOTA: 5 Estrelas

PS: *SPOILER ALERT* No primeiro filme, só abordam o livro até o capítulo 6 (na verdade, até a metade do capítulo), então nada de reclamações*FIM DO SPOILER*

2 comentários:

  1. Oba! Livro 5 estrelas é sempre bom de encontrar.
    Eu sou uma louca apaixonada por Senhor dos Anéis, pelos filmes na verdade, porque dos livros eu só li o primeiro. :(
    Mas, enfim, sou apaixonada pelo Universo criado na história e tenho certeza absoluta que vou gostar muito de "O Hobbit".
    Meu Smeágol aparece? Gosto dele cara! Dá pra acreditar? kkkkk
    Espero poder ler logo! Sei que vou amar!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lucas!
    Parabéns pela resenha. Esse livro é realmente fantástico, já li algumas vezes e talvez leia novamente. Super recomendo.
    Abraços.

    arvoresolitaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...