Resenha: Morte Súbita

Morte SúbitaNome: Morte Súbita
Autora: J.K.Rowling
Editora: Nova Fronteira

Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, “Morte Súbita” é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter.

Resenha

Oi, é o Lucas novamente e hoje a resenha é do livro “Morte Súbita”.

Em algum lugar de Londres, J. K. Rowling está rebolando e bancando a Britney Spears cantando “Oops! I Did It Again”, afinal seu novo livro já é um sucesso mundial, pelo menos é isso que o dinheiro conta. Seu novo livro, sem dúvida, era um dos mais aguardados de 2012, tanto pelos fãs de sua série icônica (Harry Potter, eterno) quanto aqueles que estavam curiosos sobre sua nova empreitada. Porém, o que parecia ser um dos melhores livros do ano se tornou uma das maiores frustrações do ano, trazendo o melhor (e o pior) da Tia Jo. Barry Fairbrother é um cara legal. Quarenta e poucos anos, crente, defensor dos direitos dos pobres e da igualdade entre todos, ele sempre conseguia ver o bem nas outras pessoas. O livro começa com ele, e sinceramente, mesmo com a morte dele anunciada na sinopse, na contra capa e na capa, a escrita da Tia Jo é tão rica e profunda que eu até fiquei surpreso. A morte súbita de Barry é REALMENTE súbita. E esse é o motim do livro.

Não dá pra falar de “Morte Súbita” sem dar spoilers. Esse tipo de livro deve ser lido quando se sabe apenas o básico da história. Talvez mesmo somente o título. São muitos personagens, muitas histórias conectadas, todas unidas pela morte de Barry. E devo dizer que se vocês acham que Suzanne Collins e Rick Riordan eram maus, PREPAREM-SE. Comparando, tia Jo (com todo o respeito) samba na cara deles quando o assunto é maldade. Ninguém escapa. É tanto mal, mesquinharia e segredos horrendos que às vezes é preciso dar uma pausa na leitura (que é bem viciante, por sinal). J. K. Rowling é cruel. Fato.

Um personagem também muito importante é “O_Fantasma_de_Barry_Fairbrother”. Escrito assim mesmo. Pensem na Gossip Girl e vocês vão entender. O que realmente estraga o livro é o final. Santo Deus, e EU ACHAVA que o FINAL de “A Esperança” (da tia Suzanne) era DEPRESSIVO e TRISTE. Pareceu saído daquela série britânica “Skins” (na verdade, o livro todo parece “Skins”). Sério que depois de TANTO SOFRIMENTO, tanta luta, o livro acaba DAQUELE jeito??? Fiquei decepcionado. Tudo bem que é um livro adulto, mas poxa, até mesmo a Tia Suzy deu uma “alegrada” no final. O livro também tem uma espécie de hino, “Umbrella (feat. Jay-Z)”, da cantora Rihanna. Ele só aparece em duas vezes, mas ambas as vezes são essenciais para entender uma personagem em particular.

O livro e sua tradução fazem questão de lembrar o leitor sobre o nome do livro e que esse livro é adulto. Pra ter uma ideia, no ínicio do livro, em duas páginas, a frase “morte súbita” aparece CINCO VEZES. E quanto aos palavrões? Parecia que eu estava “vendo” um filme brasileiro, estilo Tropa de Elite, só que sem policiais. Nunca vi tanto palavrão desde a série de livros “Fifty Shades” (que tem resenha neste blog). Sem falar no excesso de drogas e cenas de sexo (oi, “Skins”! ). Resumindo, “Morte Súbita” mostra porque Tia Jo é uma escritora tão respeitada. Sua escrita é fluída, ácida, e apresenta aquele que em minha opinião é o melhor humor de todos: o britânico. Porém, um final chocante e frustrante acaba por levar para baixo o que parecia ser o melhor livro do ano.

Nota: 3,5 Estrelas

3 comentários:

  1. Gostei bastante da resenha. Depois da Tia Jo assassinar tantos personagens em HP7, eu não duvido da maldade dessa mulher. Vi mesmo muitas resenhas dizendo que o final do livro é "trágico", que estraga todo o resto, mas eu não consigo não querer ler esse livro. Afinal, é a J.K. Rowling!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero ler, mas fiquei com medo do final agora rs O que eu faço??

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, você é de São Paulo? Você gostaria de participar de uma discussão sobre o livro Morte Súbita da J.K. Rowling na sede da Saraiva Conteúdo em São Paulo para um vídeo para o site? Se sim, é só me contactar por laissadbm@hotmail.com. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...