Resenha: Divergente

DivergenteNome: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Book Trailer




Divergente é uma utopia da cidade de Chicago que foi dividida em cinco facções: Abnegação, Audácia, Fraqueza, Erudição e Amizade. Em cada uma dessas divisões possui virtudes onde seus moradores deverão seguir.

Beatrice mora na Abnegação com seus pais e seu irmão Caleb. Ao completarem dezesseis anos, os jovens precisam passar por um teste de aptidão onde seu resultado mostrará em qual facção a pessoa melhor se encaixa. O resultado Beatrice deu inconclusivo, a categorizando como uma divergente por se encaixar em mais de uma facção. No dia da cerimônia de escolha, sua família acaba ficando extremamente decepcionada. Seu Caleb escolha a Erudição enquanto ela a Audácia.

 Na Audácia o que mais se valoriza é a coragem. E para começar os testes se você é apto para ser um cidadão da facção, vários testes são aplicados como pular de prédios, subir em trens em movimento, lançar facas na direção de alguém, etc.

Ao passar pelo primeiro teste, Beatrice muda seu nome para Tris. Nove jovens de outras facções irão disputar contra nascidos da Audácia por dez vagas para os melhores empregos. Os testes são aplicados durante algumas semanas para testa habilidades físicas, mentais e emocionais.

Tris tenta se sair o melhor que conseguir nos testes. Porém terá que descobrir segredos de sua família, corrupção por trás da organização das facções além de desvendar o passado de seu instrutor, Quatro.

Confesso que ao começar a ler esse livro, fiquei criticando muito a autora por ter feito uma cópia barata de Jogos Vorazes, pois contem algum traços quase idênticos, mas a história foi se desenrolando e vai ficando muito viciante. Divergente é uma história mais próxima da nossa. THG tem muita tecnologia e se passar em 300 anos na nossa frente. O livro acaba ficando um pouco falso. Todavia ainda continuo sendo um tributo.

Há algumas partes onde a autora enrola um pouco. É quase imperceptível e é uma coisa ótima. Alguns livros como House Of Night é pura enrolação onde só o final que presta. Um ponto que ela pecou foi no romance. Eu sei que quase todos os livros possuem um casal, ou mais, entretanto [*SPOILER*] eles estavam em uma guerra sangrenta e começam a se pegar como se nada tivesse acontecendo.?????[*SPOILER*]

O próximo livro se chama Insurgent. Eu já baixei para continuar lendo e tem uma menina no Facebook que está traduzindo os capítulos. Ainda está no 13 (E são mais de 40) então vai demorar um pouco, contudo é melhor que nada. Em relação ao filme, parece que estão em pré-produção.

Leiam o livro porque é muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...